Na hora de escolher qual cachorrinho levar para casa, uma das maiores dúvidas refere-se à raça. Ter um companheiro mais inteligente e obediente? Optar por um cão de guarda? A beleza também deve ser levada em conta? Tudo isso varia de pessoa para pessoa e principalmente de acordo com o objetivo dela. O Shih Tzu e Lhasa Apso, por exemplo, são duas raças conhecidas por serem muito parecidas, mas apresentam singularidades.

+Conheça as principais diferenças entre as raças Labrador e Golden

Shih Tzu (à esquerda) e Lhasa Apso (à direita) são raças de cães do Tibet, mas apresentam algumas diferenças cruciais na personalidade
Reprodução/ Shutterstock
Shih Tzu (à esquerda) e Lhasa Apso (à direita) são raças de cães do Tibet, mas apresentam algumas diferenças cruciais na personalidade

Às vezes, até os próprios donos de  Shih Tzu e Lhasa Apso confundem as raças ao encontrar um deles na rua. Por isso, para quem está interessado em ter qualquer um desses companheiros em casa (ou mesmo os dois), é importante conhecer as diferenças e ver qual é mais adequado ao tipo de tutor.

Lhasa Apso

Apesar de ambos serem raças de pequeno porte, com a estrutura compacta e "atarracada", o  Lhasa Apso costuma ter um focinho menos achatado. Por isso, inclusive, o problema da braquicefalia que afeta os cães de nariz encurtado, provoca menos complicações de saúde nessa raça. Este tem problemas respiratórios com uma frequência menor em comparação com o Shih Tzu e com outras raças.

Pode ser um pouco maior do que o Shih Tzu , o macho varia entre 6 e 9 quilos, a fêmea entre 5 e 7 quilos. A expectativa de vida é de 12 a 14 anos. A pelagem dele é mais grossa e áspera, assim como os olhos são menores e ovalados. 

undefined
Reprodução

Lhasa Apso também é dócil e resistente, além de ser desconfiado com estranhos e um bom cão de guarda

Quanto à personalidade, o Lhasa é bastante dócil, mas com estranhos tende a ser desconfiado e seu tamanho pequeno não condiz com o espírito de cão de guarda dele. Se não for devidamente adestrado pode latir descontroladamente na presença de desconhecidos, mesmo que não representem perigo. É teimoso e independente; nem sempre faz de tudo para agradar o tutor e, pelo contrário, pode se tornar mimado. 

É leal à família, porém não é fã de colo e tampouco gosta de ser muito abraçado, podendo se irritar. Em passeios na rua deve ser levado sempre na coleira se não for adestrado, para evitar que avance em outros animais e até crianças. No geral convive bem com quem conhece desde filhote. E adora a companhia de quem ama para brincar ou passar horas no sofá. 

O preço médio da raça, já vacinada e com pedigree, varia entre 900 e 5000 reais.

Shih Tzu

Shih Tzu é pequenino, delicado e tem uma estrutura física muito parecida com o do Lhasa. Porém, esse aqui tem um nariz largo e um focinho mais achatadinho, ainda mais curto que o do outro. Essa característica piora sua condição de saúde e o torna mais frágil e suscetível à complicações principalmente na parte respiratória. 

Essa raça apresenta os olhos bem redondos e às vezes mais expostos devido ao formato da cabeça, que é menos alongada, lembrando bastante a estrutura do Pug. A pelagem é fina, lisa e mais delicada em comparação à do Lhasa. Ele vive em média de 10 a 16 anos e o peso varia entre 4 e 7 quilos, tanto em machos quanto em fêmeas. 

É conhecido por ser muito dócil, carinhoso e um ótimo companheiro - em especial para quem mora em apartamento. Não tem o perfil de cão de guarda do Lhasa Apso e costuma latir realmente apenas quando necessário. É muito apegado aos donos e costuma se dar bem com diferentes pessoa.

undefined
Reprodução

O Shih Tzu é frágil, dócil e delicado; relaciona-se bem com várias pessoas e animais, além de ser preguiçoso

+9 raças de cachorros roubados e mais visados por ladrões

Preguiça é o lema da raça e passar horas no sofá ao lado de quem ama é seu hobby. Com certeza não é o tipo de companhia boa para caminhar e praticar exercícios intensos. Se você é do tipo que não gosta de cachorro dentro de casa e em cima da cama, é melhor optar por outra raça. 

Para lares com crianças é bastante indicado, já que a adora brincar com elas. Paciente e amigável, ele não é arisco com estranhos e dificilmente tem comportamento agressivo ou desconfiado. É ainda mais amoroso com quem conhece desde filhote.

Além disso, é um cãozinho que valoriza a companhia da família e fica triste ao ser deixado muito tempo sozinho. Pode desenvolver depressão e sentir-se muito solitário.

Em questão de saúde, essa raça é muito mais prejudicada e exige um tutor paciente e com tempo para levá-lo no veterinário sempre que necessário. Além de ser naturalmente frágil e delicado, apresenta problemas respiratórios que vão desde roncos e sons ofegantes, até apneia (parar de respirar) e infecções. Pode sofrer de atrofia progressiva da retina e olho seco.

No entanto, sem dúvida, a maior complicação é a tendência à obesidade. Por ser preguiçoso precisa ter uma alimentação balanceada e ser incentivado para pelo menos brincar bastante dentro de casa e movimentar-se.

Também apresenta dentes inclinados para frente, oque acontece porque os dentes de leite não caem a tempo dos permanentes nascerem. Dessa formma eles encavalam e podem ser ajeitados com a retirada de um deles por meio de uma cirurgia ainda quando filhote.

O preço médio da raça, vacinado e com pedigree, varia entre 1500 e 4500. 

+Cachorro obeso: como evitar e reverter a situação



Origem

Essa divergência de comportamento das duas raças deve-se muito à origem delas. Embora ambas sejam milenares e surgidas no Tibet, o Lhasa apareceu primeiro e o objetivo era ser cão de guarda de grandes propriedades e de pessoas importantes. Já o Shih Tzu foi criado como cão de companhia e não desenvolveu esse perfil de defender o território. 

E agora, entre o Shih Tzu e o Lhasa Apso quem você adotaria? Eles são realmente amáveis e cada um é mais apropriado para um tipo de tutor. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!