Muitas pessoas confundem os labradores com os goldens, e vice-versa, por eles terem o porte, a pelagem e a aparência similares

É bastante comum que as pessoas confundam o Labrador com o Golden Retriver, tamanha é a semelhança entre os dois. Em via de regra, as duas raças são belas, podendo ser consideradas algumas das mais bonitas do mundo, e muito desejadas por quem decide ter cão de grande porte, carinhoso e muito companheiro. Labrador e golden se encaixam perfeitamente nessas características. Mas na hora de comprar ou adotar o cachorro pode ficar difícil difereciar as raças. 

Talvez a maior diferença entre labrador e golden  esteja relacionada aos pelos. O Golden possui pelos mais grossos e longos em comparação com o Labrador. Para aquelas pessoas que não querem ter muito trabalho com a quantidade de pelos no chão da casa ou na hora de dar banho no cachorro, o labrador representa uma escolha melhor. 

Existem várias outras características diferentes. É importante saber na hora da escolha de um animal que será seu amigo e companheiro para o resto da vida. 

O Labrador

De origem britânica, o labrador pesa em torno de 25 a 35 quilos, tem altura em média de 54 a 57 centímetros e é considerado um cão robusto, extremamente ágil e muito dócil. A baixa, quase imperceptível, agressividade, é o que coloca essa raça na lista das mais preferidas de boa parte das pessoas que gostam de cães.

O Labrador é conhecido pelo temperamento dócil e hiperativo
Reprodução
O Labrador é conhecido pelo temperamento dócil e hiperativo

Em geral, os labradores possuem três cores: amarelo, preto ou chocolate. A expectativa de vida é de 12 a 14 anos. Durante esse tempo são animais muito leais, fieis e confiáveis. Destacam-se também pela inteligência e sintonia com o dono. Agitados e hiperativos amam brincar e precisam de uma área grande para serem criados. 

Problemas de saúde de cunho hereditário, como a displasia de quadril, são observados com alguma frequência em labradores. Doenças de visão também acometem essa raça. O preço médio da raça, com pedigree e vacinado, costumar estar na casa dos 700 reais, podendo alcançar R$ 1000, 00. 

Golden

Também de origem britânica, o Golden costuma pesar em torno de 27 a 34 quilos, mede de 53 a 61 centímetros e é considerado um cão ágil, com comportamento doce, expressão carinhosa e profundamente alegre. Quanto ao peso, aliás, o recomendado é que o animal esteja sempre dentro desse peso para que não surjam problemas relacionados à obesidade.

A diferença do golden e do labrador está principalmente na pelagem
Reprodução
A diferença do golden e do labrador está principalmente na pelagem

A expectativa de vida está entre 13 e 15 anos, a agressividade da raça é considerada média e a zona para criação não precisa ser tão grande quanto a do labrador. Um terreno médio basta. A cor do cão geralmente é dourada ou no tom creme.

Outras características que se sobressaem nos goldens são: interação com o dono, sociabilidade perceptível com a família e também com as visitas na casa. São considerados pacientes e muito gentis e raramente são utilizados como guarda, muito por conta desse temperamento ameno e respeitável.

Devido aos pêlos longos e espessos, os goldens costumam sofrer com problemas de pele, alergia, além de ganho exagerado de peso. Também estão suscetíveis a problemas cardíacos, embora isso seja menos comum. O preço médio de um Golden, vacinado e com pedigree, costuma ser de 800 a 900 reais.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.