É fato que porquinhos são muito fofos e suas fotos nas redes estão crescendo e deixando cada vez mais pessoas apaixonadas e com vontade de ter um. O que muitos não sabem, é que é possível ter os mini porcos como animais de estimação, mas assim como qualquer outro pet, precisam de alguns cuidados especiais durante sua vida.

Leia mais: 

Mini pig é a mais nova opção de animal de estimação
Reprodução Pinterest
Mini pig é a mais nova opção de animal de estimação

Os mini porcos podem ser comparados aos cães, como animais extremamente companheiros. Além disso, são dóceis, inteligentes, e contradizendo crenças populares, são animais muito limpos, aprendem a fazer as necessidades no local correto, obedecem a comandos e atendem pelo nome, características bem similares aos cachorros.

Com isso, se você se interessou por adotar o mini porco como seu novo pet,  a veterinária especialista em animais exóticos da AmahVet, Vivian Vivanco, atenta para alguns cuidados com os pequenos suínos. 

Antes de aquirir um mini porco

É importante saber que você terá que ter tempo para dar atenção e carinho a esses animais. Além disso, eles ultrapassam os 50 kg na fase adulta, portanto necessitam de um lugar em casa com bastante espaço para gastar sua energia, além de precisarem de longas caminhadas várias vezes ao dia. 

Alimentação

A alimentação destes animais deve ser completa e bem diversificada, sendo a alimentação natural a melhor para a saúde dos suínos. Pode ser feita com frutas, legumes, verduras, cereais e proteinas (principalmente o ovo). Além disso, há rações próprias para mini porcos, essas devem ser orientadas pelo médico veterinário. Rações de outros animais, como cães e gatos, jamais devem ser oferecidas a eles.

Higiene

O banho no mini pig pode ser feito de 15 em 15 dias
shutterstock
O banho no mini pig pode ser feito de 15 em 15 dias

Ao contrário do que parece, os mini porcos não dão trabalho com sua higiene. São bem limpinhos, e, se ensinados desde filhotes, fazem suas necessidades no local certo. Em relação aos banhos, podem ser dados a cada 15 dias com shampoo infantil neutro. Após isso, deve-se utilizar hidratante sem perfume em toda a pele do animalzinho, para evitar descamações. 

Você viu?

Saúde

Dentre as principais doenças que você deve ficar atento aos porquinhos, estão a obesidade, intoxicação alimentar e deficiência de aminoácidos. As visitas ao veterinário devem ser realizadas anualmente para avaliação geral da saúde do animal e prevenção desses e outros problemas. Além disso, todo mini porco deve receber as vacinas quando bebê e na idade adulta, sempre orientado por uma médico veterinário especializado.






    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!