Desde 1992 o Dia Internacional do Animal Abandonado é comemorado no terceiro sábado de agosto. Na verdade, não existe de fato uma "comemoração", mas sim uma conscientização para evitar que cães e gatos, principalmente, sejam abandonados e entrem na estatística da Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a agência, só no Brasil existem mais de 30 milhões de animais morando nas ruas. 

Leia também: Cão levado por dono para eutanásia por estar muito gordo dá a volta por cima

Animais costumam ser abandonados em tempos de crise econômica
shutterstock
Animais costumam ser abandonados em tempos de crise econômica



Segundo Silvana Andrade, fundadora e presidente da Agência de Notícias de Direitos Animais, os períodos em que o abandono aumenta são os de férias – por que os tutores não têm com quem deixar os animais para poderem viajar – e os de crise econômica. 

Outro grande problema é o descarte, principalmente de cadelas prenhas. “O abandono de filhotes e fêmeas gestantes é muito grave, já que mescla a insensibilidade de parte da população e a ineficiência do Poder Público na implementação de políticas para o controle populacional de cães e gatos”, completa Silvana.

Fatima Barbosa, da ONG Reciclando o Planeta, diz que a maioria dos pets abandonados são os SRD (sem raça definida) ou os doentes. Ela acredita que a compra de animais financia essa situação. “Ao incentivar a criação, o número de abandono aumenta. Muitos são maltratados para serem matrizes, e sacrificados quando nascem com algum problema”, explica. Além disso, as fêmeas ficam grávidas mais vezes do que podem aguentar, adoecem e não são tratadas, e acabam jogadas nas ruas por não “servirem” mais. 

São esses casos de canis não legalizados que pessoas como os de Luisa Mell expõe a exploração pela qual esses animais passam. A  ativista já chegou a fazer diversas denúncias, e em um de seus maiores resgates salvou mais de 1500 animais em condições precárias , que eram utilizados para reprodução de diversas raças. 

Por causa de tudo isso os abrigos estão cada vez mais cheios, e o protocolo de adoção mais minucioso. A condição financeira do possível adotante é sempre analisada, assim como o local onde a pessoa mora, outros animais que ela já tenha e outros critérios, para que os voluntários tenham certeza de que o pet não será abandonado novamente.

Você viu?

Os abrigos recebem muitos animais que foram negligenciados
shutterstock
Os abrigos recebem muitos animais que foram negligenciados

De acordo com Luiz Carlos Negri Filho, veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Unopar de Arapongas, na hora de levar um novo animal de estimação para casa três passos devem ser seguidos: o local da adoção, o estado de saúde e a adaptação.

1º Passo: O local da adoção

O ideal é procurar por ONGs ou Centros de Controle de Zoonoses presentes na maioria das cidades. São alternativas seguras para adotar, pois as instituições mantêm o histórico e preservam a saúde do animal.

2º Passo: O estado de saúde

Tanto os centros de reprodução, quanto as ONGS e os centros de controle de zoonoses têm o hábito de disponibilizar para adoção apenas animais saudáveis, e muitos destes lugares possuem um médico veterinário com quem é possível se certificar do estado de saúde do pet. 

Em caso de animais recolhidos da rua, a consulta com o veterinário é indispensável, porque o risco de enfermidade é maior. 

3º Passo: A adaptação em casa

Todo animal precisa de um tempo de adaptação, é necessário que ele perceba que está em um novo lar. Pets que já foram vítima de maus-tratos costumam carregar traumas e exigem maior paciência para que se sintam mais seguros.

Leia também: 72 cães de raça são resgatados de maus-tratos em rede de pet shops de Curitiba

Gatos, principalmente, são mais ariscos em um novo ambiente e por isso é preciso ter calma. Um bom momento para iniciar a conexão e observar a personalidade do pet é o primeiro banho dele. Caso seja necessário um banho logo na chegada, a recomendação é levar o animal a um pet shop de confiança.



    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!