Nesta terça-feira (13) a Polícia Civil do Paraná cumpriu 11 mandatos de busca e apreensão numa rede de pet shops de Curitiba que atua na venda de filhotes de cães de raça
, tem canil e clínica veterinária e é suspeita de maus-tratos
a animais, estelionato e falsificação de documentos privados. A ação foi realizada em parceiria com a ONG Instituto Fica Comigo e resgatou 72 cães em condições precárias.
Leia também: Família reencontra cachorro desaparecido há 10 anos
"Nós recebemos 10 animais dos 72 resgatados e estimamos receber mais 40. Dos que atendemos, alguns apresentavam sinais de desidratação e inanição bastante severos, problemas de pele e infecções secundárias, evidenciando a prática de maus-tratos. São machos, fêmeas, filhotes e duas cadelas prenhas, cada uma de 4 filhotinhos", conta Vanessa Melo, diretora executiva da Casa do Produtor, que também é responsável pela Clínica Vet Produtor, onde os animais estão sendo atendidos.
Com a melhora do quadro os animais serão castrados, vacinados e ficarão disponíveis para adoção. Devido a quantidade de ligações que a Casa do Produtor está recebendo de adotantes interessados, foi criado um formulário de cadastro para facilitar a análise dos perfis. "Nos preocupamos em encontrar um dono extremamente responsável, que tenha a consciência de que assume um compromisso duradouro e que deve ser muito feliz para ambos", diz Vanessa.
Além dos cachorros resgatados, três pessoas liagadas a rede de pet shops foram encaminhadas à delegacia da PCPR.