Em datas comemorativas, como Natal e Ano Novo, é comum que muitos cidadãos utilizem fogos de artifício para celebrar. Por mais que sejam bonitos, os rojões e fogos barulhentos são extremamente prejudiciais para os animais, principalmente cães. Isso acontece porque com a audição deles é muito mais potente do que a nossa, o barulho alto faz com que os pets fiquem com medo e entrem em pânico.

Leia também: Algumas plantas tóxicas para gatos podem ser encontradas facilmente nas casas

Cachorros ficam assustados com fogos de artifício
shutterstock
Cachorros ficam assustados com fogos de artifício


Em 2018, uma lei que proibia a venda e explosão de  fogos de artifício  barulhentos na cidade de São Paulo foi sancionada. A multa para quem descumprisse era de R$2 mil, mas o ministro  do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, na última segunda-feira (01) decidiu por supende-la, voltando a permitir a queima e venda desses artefatos.

Você viu?

Leia também: Entregador sempre faz pausa no caminho para fazer carinho em cachorros

A suspensão da lei foi uma decisão do ministro com base no pedido da Associação Brasileira de Pirotecnia, que alegou que a proibição municipal não poderia estar acima da lei federal, que permite esse tipo de artefato para venda e utilização. 

Além dos animais, crianças, idosos e doentes são prejudicados pelo barulho alto. Muitos cães, desorientados pelo estrondo, entram em desespero, fogem de casa correndo o risco de atropelamento ou até acabam se acidentando. 

Leia também: Dona faz alerta sobre perigo do brinquedo de corda após sua cadela morrer

Os  fogos de artifício  barulhentos também podem causar problemas cardíacos em animais e humanos, e até agravar o quadro de algumas doenças por causa do estresse causado pelo susto da explosão. Ficar na companhia do cão, gato, ou humano que tem medo desse barulho é uma forma de tranquiliza-los durante a queima dos fogos. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!