Gatos não têm fama de sair por aí comendo qualquer coisa, como grande parte dos cães. Mas, às vezes, os bichanos podem ter sua atenção voltada para plantas. O problema é que algumas delas são plantas tóxicas para gatos e estão muito presentes nas casas. Apesar de parecerem inofensivas, muitas delas podem ser até fatais para o bichano.
Leia também: Dona faz alerta sobre perigo do brinquedo de corda após sua cadela morrer
Evitar que o felino passe por emergências veterinárias de envenenamento é simples, mas é preciso identificar quais plantas tóxicas para gatos estão na sua casa e ao alcance do animal. Conhecer os sintomas também podem ajudar a evitar que a saúde do bichano fique comprometida caso ele já tenha ingerido alguma dessas plantas.
Principais plantas tóxicas para gatos
- Lírio: essas flores são altamente perigosas para os gatos. Se ingeridas, podem causar graves problemas no fígado do animal, além de elevar a pressão arterial, causando hipertensão. Os principais sintomas são diarreia, vômitos, dor abdominal e mal-estar geral. Mudanças comportamentais podem ajudar no diagnóstico, é importante prestar atenção se o animal está muito parado, encolhido, evitando carinho, sem apetite ou miando muito.
- Palmeira Sagu: todas as partes dessa planta são tóxicas, mas o grande perigo está nas sementes. Se comidas pelo gato, elas podem causar grande falha renal e convulsões. Diarreia e vômito são os sintomas mais comuns de intoxicação por Palmeira Sagu.
- Tulipa: assim como as demais, essa flor também causa diarreia e vômito, mas não é tão prejudicial quanto as outras.
- Hera: quando ingerida em grandes quantidades, a Hera pode aumentar o ritmo cardíaco do pet, causar espasmos, e irritações gastrointestinais, além de ser fatal. Quando entra em contato com a pele, a Hera também pode fazer com que o animal fique com irritações na pele.
Leia também: Veterinária explica a importância dos exames pré-natal de cães e gatosF
- Azálea: também fatal, causa depressão do sistema nervoso do gato, podendo levar a um colapso cardiovascular, dificuldade de respiração, coma e até a morte. Diarreia, vômitos e sonolência são os sintomas que devem ser observados.
- Oleandro: responsável por causar arritmia, hipotermia, febre, irritação do estômago e intestino, e morte, essa flor pode ser bonita mas é muito perigosa para os gatos. Sonolência, vômito e diarreia são os principais sintomas.
- Mamona: o rícino, componente presente nas mamonas, provoca fortes dores abdominais, salivação excessiva, falta de apetite e irritações gastrointestinais. Desidratação, espasmos musculares e tremores são sinais de que a intoxicação foi grande, e que o pet está em perigo de vida.
- Narciso: assim como a Hera, essa flor também pode causar irritação na pele do animal, mas o grande problema é a ingestão, que causa inflamação do intestino, dor abdominal e transtornos cardíacos.
- Espada de São Jorge: uma das mais perigosas plantas para gatos. Ela causa dificuldade de movimentação e de respiração devido à irritação da mucosa, além de salivação intensa e a morte.
Leia também: Torção gástrica em cães é uma das principais causas de morte dos pets
Se você perceber que alguma dessas plantas tóxicas para gatos foi ingerida por seu bichano, leve-o imediatamente para o veterinário. Muitas vezes o quadro da intoxicação é reversível se notado cedo, mas é preciso identificar os sintomas, principalmente vômito, diarreia e sonolência, e dar o tratamento correto para o gato resistir.