Um dos requisitos básicos quando escutamos a palavra "ave" é de que esse animal seja capaz de voar. Porém não é isso que acontece com as galinhas, principalmente com as domésticas. As galinhas não voam, e isso é em grande parte culpa da seleção artificial que o ser humano fez, visando animais maiores e mais musculosos para o abate. 

Leia também: Coelho mais velho do mundo tem 16 anos; conheça Mick

Descubra porque galinhas não voam
shutterstock
Descubra porque galinhas não voam


Leia também: O cão pode brincar de cabo de guerra? Como saber se a diversão é saudável?

A galinha selvagem consegue percorrer pequenas distâncias pelo ar. Já as galinhas domésticas, por serem muito pesadas, não conseguem levantar voo. O problema é que por terem sido desenvolvidas para botar muitos ovos por dia e se tornar alimento, as  galinhas não voam , já que o peso dos ovos e dos músculos é maior do que a força de suas asas. 

Além disso, essa ave não possui ossos pneumáticos nem sacos aéreos, que são partes fisionômicas de grande importância para animais voadores. Os sacos aéreos permitem que o ar fique alojado por mais tempo, facilitando a planagem. Os ossos ocos por dentro, diminuem o peso. A musculatura peitoral das galinhas também não é desenvolvida o suficiente para que elas voem. 

As galinhas selvagens colocam apenas cerca de 10 ovos por ano, e como não possuem interesse econômico da indústria alimentícia, elas acabam sendo mais leves. As criadas em cativeiro colocam em média 2 ovos por dia, o que traz um aumento de peso significativo. A perda de cálcio pela alta demanda de produção de ovos também traz prejuízos na hora em que a ave tenta voar. 

Mas então por que as galinhas caipiras às vezes estão em cima de telhados ou lugares altos? Apesar de não conseguirem voar como aves "normais", esse animal consegue sim planar e até voar baixo por pouco tempo. Tudo depende também do criador, que pode ou não ter cortado as asas do bicho, técnica utilizada para evitar sua fuga.

Leia também: Homem encontra 45 cobras cascavéis em sua casa no Texas

As galinhas não voam , mas seu parente próximo, o pavão, é capaz disso. Outra ave que também não consegue voar é o avestruz, por ser grande e pesado, além de suas penas não serem tão rígidas como de aves voadoras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!