Não são apenas os cachorros podem chegar em tamanhos extremos, como o famoso Terra Nova. Os gatos também tem uma versão gigante e doméstica: o Maine Coon, que pode ultrapassar um metro de comprimento. Esta raça de gato começou a ganhar visibilidade no Brasil nas últimas duas décadas, e foi carinhosamente apelidada de "o gigante gentil", por ser muito dócil.

Mas não é apenas seu tamanho grande que chama a atenção. Os  Maine Coon  gostam muito de água, principalmente de brincadeiras aquáticas, diferente da maioria dos felinos. Seu pelo é longo e denso, e seu rosto expressivo com orelhas longas e pontudas chama a atenção. Eles também são silenciosos: quase não miam. 

Leia também: Cadela de Emiliano Sala vai ao velório do dono e emociona público

O Maine Coon pode chegar até 110cm de comprimento
Shuttersock
O Maine Coon pode chegar até 110cm de comprimento


Curiosidades do Maine Coon

Em geral, gatos são conhecidos por serem independentes e ariscos. Esta raça é um pouco diferente: apegados aos seus donos, gentis e companheiros. Apesar de não gostarem muito de colo por causa de seu tamanho, esses felinos estão sempre por perto de seus humanos, e costumam demonstrar afeto, além de conviverem bem com crianças.

Gatos aprendem truques como cachorros? O Maine Coon, sim! Considerada uma das raças mais inteligentes do mundo felino, este gato é capaz de aprender truques. Eles também se adaptam facilmente a ambientes novos, pegam comidas com as patas, e abrem portas. Esta raça é muito obediente, aprende e respeita as restrições impostas com facilidade.

Leia também: No Dia Mundial do Gato, veja porque cada vez mais os bichanos nos conquistam

Por ser grande e peludo, este gato precisa ser escovado mais de uma vez diariamente, para evitar o acúmulo de nós e bolas de pelo. Assim como qualquer outro gato doméstico, a incidência de problemas renais é comum, por isso é importante se certificar de que a alimentação do pet é adequada e se ele está bebendo água. 

São ótimos caçadores, semelhantes aos gatos selvagens. A seleção natural fez com que a raça fosse sendo aprimorada para passar os rigorosos invernos da Nova Inglaterra. Por isso seu tamanho exagerado, suas patas largas - que ajudam a caminhar na neve -, e pelos longos e densos.

Já o preço deste bichano é um pouco alto. Como qualquer animal de raça, é preciso encontrar um criador autorizado, e muitas vezes o preço desse gato varia de R$3500 a R$6800. 

Leia também: Animais silvestres: saiba como adquiri-los de forma legal

Outras qualidades desse bicho de estimação são: muita energia e facilidade para lidar com outros animais. E, assim como cachorros, você pode passear com seu Coon na rua. São considerados como "cachorros do mundo dos gatos". Inclusive, o primeiro gato a vencer o "America's Cat Show" - concurso de beleza para gatos -, em 1895, em Nova Iorque, foi um Maine Coon .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!