O vídeo de um urso filhote tentando escalar um penhasco para encontrar sua mãe viralizou nas redes sociais. Apesar da incrível luta do animal pela sobrevivência, biólogos e pesquisadores da área de ciências naturais chamaram atenção para outro ponto: a forma como o vídeo foi feito.

Leia também: Cão se recusa a entrar em casa por achar que a porta está fechada

Nas imagens vemos uma ursa escalando uma montanha íngreme, cheia de neve, junto de seu filhote. O pequeno urso tenta acompanhar a mãe, mas falha diversas vezes e acaba escorregando vários metros a baixo. Ele não desiste e continua tentando, mesmo o resultado trágico se repetindo. Ao final, após muitas tentativas, consegue chegar ao topo e vai embora ao lado da mãe. 

Em vídeo, urso filhote escorrega várias vezes durante tentativas de subir penhasco
Reprodução YouTube
Em vídeo, urso filhote escorrega várias vezes durante tentativas de subir penhasco

A filmagem foi feita pelo drone do fotógrafo russo Dimitri Kedrov. Segundo especialistas da área, a presença do dispositivo é o grande causador do drama dos animais. A revista National Geographic percebeu que, quando o filhote está quase no topo, a câmera chega tão perto que a mãe reage agressivamente na direção do dispositivo, fazendo o ursinho deslizar novamente.

Leia também: Gato apaixonado por esporte aquático faz sucesso em lagos canadenses

Além disso, segundo a revista, os ursos normalmente optam por terrenos menos acidentados quando estão com os filhotes. O fato de a ursa ter ido por um caminho arriscado pode ser uma tentativa de escapar do drone. "Provavelmente ela nunca viu nada parecido na vida. Ela está com o filhote e, claro, sua reação vai ser de medo", disse Sophie Gilbert, ecologista da Universidade de Idaho, citada pela National Geographic.

Contudo, o fotógrafo negou a interferência do dispositivo. Ele afirmou que as cenas aproximadas vieram a partir do zoom aplicado na edição do vídeo. Dimitri destacou, também, que o filhote escorrer várias vezes antes da mãe perceber o drone. 

Nas redes sociais, os internautas comentaram sobre a agonia que sentiram ao ver o animal escorregando tantas vezes e ficaram aliviados com o final feliz. Alguns especialistas também expressaram sua opinião ao ver o vídeo, como a bióloga Dra. Jacquelyn Gill.

Leia também: Gato selvagem morde cabeça de criança durante festa de aniversário

"Assediar a vida selvagem por uma fotografia, uma selfie ou um vídeo nunca é bom", escreveu Gill no Twitter sobre o caso do pequeno urso . "Respeite os animais, dando-lhes espaço, e não compartilhe imagens em que os animais estão claramente em perigo só por uma viralização". 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!