Nesta semana, um triste acontecimento atingiu a cidade de Juazeiro do Norte , no Ceará. Cerca de cem cães foram encontrados mortos na Região do Cariri do Estado, em uma área do bairro Campo Alegre. Há indícios de que os animais sofreram maus tratos antes de falecerem, mas ainda não há muitas informações sobre o caso.

Leia também: Zoológico comemora nascimento e boa saúde de gorila ameaçado de extinção

A Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), lançou uma nota na terça-feira (23) afirmando que os cães foram encontrados em dois pontos diferentes, ambos em uma região de matagal. Além disso, declararam que a Polícia Civil irá investigar o acontecido. 

Os animais estavam queimados e amarrados uns aos outros. Não descobriram ainda se os corpos foram somente abandonados ou assassinados no local. O CCZ pediu que os cadáveres fossem retirados para incineração.

Leia também: Dono de cachorro que morreu sufocado com pacote de salgadinho faz alerta

Segundo a nota da prefeitura, há informações de que uma Kombi branca estava recolhendo animais pela cidade sem autorização. A população foi orientada a fotografar o veículo e denunciar os possíveis envolvidos para ajudar nas investigações. 

Os responsáveis por um boletim de ocorrência foi a Associação Protetora de Animais Carentes (Apac Cariri). Em seu perfil do Instagram publicaram uma foto junto com um resumo do acontecido. O grupo afirma que alguns bichos tinha coleira e os corpos estavam em diferentes estágios de decomposição, alguns amarrados e outros pareciam ter sido queimados vivos. 

Leia também: Cão cego e surdo tem o poder de descobrir quando o dono chega em casa

Praticar maus-tratos aos animais é crime ambiental previsto no artigo 32 da Lei dos Crimes Ambientais, de 1998. A lei prevê de três meses a um ano de detenção e multa a quem cometer o delito. No caso de Juazeiro, os culpados pela morte dos cães poderão, também, ser responsabilizados por descarte irregular de corpos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!