Todos os anos, Tia Vargas e seu pai vão caminhar juntos. No começo de julho, eles foram até Table Rock Trail , na Carolina do Sul, para explorar o local. Lá, enquanto faziam trilha, Tia se deparou com uma família no meio do caminho. Eles contaram que haviam encontrado um cachorro, da raça Cocker Spaniel inglês, ferido.
Leia também: Husky Siberiano resgata mulher que se perdeu durante trilha no Alasca
Todos procuraram pelo dono nos arredores, mas não encontraram. O animal estava com os olhos inchados e vermelhos. Seu corpo estava no mesmo estado, além de sujo e com machucados. Havia cortes e arranhões na barriga e cabeça. O Cocker Spaniel precisava urgentemente de ajuda.
Como a família estava com filhos pequenos, Tia se propôs a levar o cachorro montanha abaixo. "Eu tive que colocá-lo sobre meus ombros para conseguir carregar", disse Vargas, mãe solteira de três filhos e moradora de Idaho, à ONG MNN. "Eu senti o peso imediatamente. Nunca tinha carregado 55 quilos antes."
Assim que começou a descer a montanha de 3 mil metros, ela encontrou seu pai, Ted Kasper, no caminho. Ele tirou algumas fotos e fez piada da situação inusitada. "Esta caminhada não é suficientemente dura? Você também tem que carregar um cachorro?'", relembrou o comentário do pai. O bom humor dele a ajudou na difícil descida pela trilha.
Leia também: Jornalista reage de maneira fofa após filhote interromper a previsão do tempo
Além do peso dos ombros, a neve e árvores caídas atrapalharam bastante o trajeto. Isso porque a trilha desaparecia em alguns momentos, fazendo a mulher se perder do pai algumas vezes. Vendo a dificuldade da filha, Ted se ofereceu para descer na frente e buscar ajuda, mas Tia não queria ficar sozinha.
"O pensamento de parar passou pela minha cabeça uma vez. Minhas pernas doíam e tremiam", disse ela. "Quando eu pensei em desistir comecei a orar. A oração me deu a força. Isso e as piadas do meu pai. Ele me fazia rir e isso me dava energia."
Finalmente, após uma caminhada de 10 km, Tia chegou ao final da trilha. Lá encontrou um pequeno bilhete que dizia: "Cachorro perdido chamado Boomer, ligue para esse número". Ela rapidamente entrou em contato com os donos, que ficaram aliviados com a notícia.
Os tutores achavam que Boomer estava morto, pois havia caído de um penhasco de 30 metros durante a caminhada no dia anterior. A família correu para encontrá-lo, mas já tinha desaparecido. Procuraram-no até o anoitecer e não tiveram sucesso.
Os tutores ficaram muito felizes em encontrar Boomer vivo e deram a ideia de Tia adotá-lo, já que iriam se mudar para o Arizona. Sem pensar duas vezes, Tia o levou para casa. Semanas após a adoção, criou uma página no Facebook para contar a história do pet e falar do processo de recuperação.
Leia também: Cão de resgate que ajudou a salvar vidas após terremoto é encontrado morto
"Ele faz parte da nossa família agora", disse ela ao site People sobre seu Cocker Spaniel . "Eu sinto que existe uma razão para estar na montanha no exato momento em que ele precisava de ajuda. Nós dois tínhamos um anjo da guarda naquele dia."