O cenário é Quebéc, no Canadá, em um lindo verão. Um dia, uma gatinha preta e muito simpática começou a rondar uma casa.
Lisianne, que morava nessa casa, notou a presença da gata e para ganhar simpatia e conseguir se aproximar, passou a deixar potes de ração e água no quintal da casa para que a felina se alimentasse.
A gata passou a ser uma visitia frequente e ganhou o nome de Usagi. Ela ia até a casa de Lisianne, se alimentava, e voltava para a colônia de gatos onde morava.
Em um desses dias, Lisianne notou que Usagi estava grávida e a barriga aumentava um pouco mais a cada visita.
Depois de um tempo sem visitar a casa, Usagi voltou, com a barriguinha vazia. Ou seja, mesmo depois de dar a luz, a gata não deixou de ir se alimentar na casa de Lisianne.
Até que um dia, uma das visitas rotineiras da gata se tornou especial. Usagi levou seus seis filhotes para conhecer Lisianne, como uma forma de fazê-la oficialmente parte daquela família.
Lisianne se sentiu honrada, porém notou que não daria conta de cuidar de todos aqueles gatos sozinha. Assim, entrou em contato com o abrigo Chatons Orphelins Montréal, que compartilhou o relato em sua página no Facebook.
Os filhotes foram castrados e colocados para adoção e Lisianne agora é oficialmente a dona de Usagi.