Todo mundo ama filhotes de cachorro , né? Mas será que você sabe tudo sobre eles? Existem coisas sobre o cuidado e a saúde dos filhotinhos que você nem imagina e a médica veterinária Monique Silva, da Clinicão, separou algumas curiosidades. Vem conferir. 


1. Eles podem sonhar!

Sabia que seu filhote de cachorro sonha? É comum o filhote dormir profundamente e sonhar. Eles chegam a emitir sons e se movimentar, mas não fique preocupado! É normal isso aocntecer, principalmente nos primeiros meses de vida.

2. Eles têm dificuldade em mastigar

O cão pouco mastiga e engole a maior parte dos alimentos inteiros. Não se preocupe, é normal. Porém, cuidado com pequenos objetos ao alcance de filhotes de cães e gatos. Como são muito curiosos, eles acabam colocando tudo na boca e, eventualmente, engolindo algumas coisas estranhas: bexigas, linhas, tecidos, moedas, brinquedos infantis e até cadeados.

Você viu?

3. Você não precisa "amolecer" os alimentos para ele comer

Alguns tutores acreditam que, se misturarem coisas nos alimentos dos filhotes, facilitarão a hora deles comerem. Mas, de acordo com Monique Silva, isso não é verdade. A alimentação do filhote deve ser de boa qualidade, completa e balanceada. Ao escolher um alimento comercial não precisa misturar leite, água ou carne. O ideal é não acrescentar nada para não modificar o balanceamento do alimento.

4. O olfato é mais importante que o paladar!

Sabemos que o olfato dos cães é superapurado. Isso acontece desde que são jovenzinhos. Segundo a doutora Monique, ele é mais importante até que o paladar. Quantas vezes, ao dar um petisco, ele engole direto sem mastigar? Isso é comum e acontece na maioria dos casos.

5. Vacina e vermifugação são essenciais!

As vacinas do filhote devem ser feitas mensalmente. A vermifugação é uma etapa importante na infância dos pets. A proximidade com o solo e o acesso ao alimento no chão facilitam muito a infestação por parasitas intestinais, que deve ser controlada de forma eficiente com o uso de medicamentos recomendados pelo médico veterinário.

6. Os pequenos podem tomar banho

Cães jovens podem tomar banho, se necessário. Devem usar sabões específicos para a espécie, enxaguar bem com água morna e secar com toalha e secador morno.

7. É normal demorarem para aprender onde fazer as necessidades

Filhotes de cães demoram um pouco para aprender a fazer coco e xixi no local correto. Tem que ser paciente. No dia que ele fizer no local errado e se esconder de você será a metade do caminho. Isso indica que ele sabe que ali não deveria fazer, mas que ainda não entendeu onde deveria ter feito.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!