O ranking das 10 raças de cachorro mais inteligentes do mundo já é conhecido por muitas pessoas - border collie em primeiro , poodle em segundo, etc. Mas alguns donos costumam se perguntar "Meu cão é tão inteligente, por que a raça dele não está nesta lista?" A classificação foi realizada pelo pesquisador Stanley Coren que, em 1995, publicou o livro "A Inteligência dos Cães".
Camila Lima de Almeida, especialista em comportamento canino e sócia-proprietária do Pet Family, explica que os critérios utilizados por Stanley para determinar o ranking de raças mais inteligentes foram habilidade e rapidez de aprender comandos e obedecer.
Leia também: Qual a coleira ideal para cada raça de cachorro? Veterinária responde
Feito por meio de um questionário que classificou 133 raças de forma gradual, de acordo com pontuação, o estudo não considerou o quão determinado animal é inteligente de forma instintiva, ou seja, por ele mesmo. O principal ponto levado em consideração foi a relação da raça com os humanos e a quantidade de repetições necessárias para que uma raça aprenda um novo comando e o seu tempo de resposta para fazer isso.
As graduações para o ranking
Stanley criou graduações para mostrar como definiu posições de 1 ao 80. São elas:
- 1 a 10: estão nessa graduação os cães que após cinco tentativas já entendem o comando e não é mais necessário repetição para aprendizagem. Na verdade, para 95% desses cachorros, o comando só precisa ser ensinado uma única vez.
- 11 a 26: nesta posição estão os cães considerados excelentes para o trabalho. Os comandos precisam ser repetidos entre cinco e quinze vezes.
- 27 a 39: os cães acima da média, que precisam de até vinte repetições para que aprendam determinado comando estão nesta posição. 70% desses pets, quando treinados, não precisam de repetição.
- 40 a 54: inclui os cães com inteligência "intermediária", que precisam de até 40 repetições para aprender o comando. Esse tempo de resposta, de acordo com o estudo, já é considerado lento.
- 55 a 69: considerados de inteligência "razoável", os cães que estão nessas colocações necessitam de até 80 repetições para aprender um comando e, mesmo após aprender, podem não ser tão obedientes.
- 70 a 80: por último estão os cães considerados menos obedientes e inteligentes para o trabalho. Pode ser que um comando precise ser repetido mais de 100 vezes para que o cachorro realmente o execute de forma confiável.
Dessa forma, as 10 primeiras raças a ocuparem o rankig das mais inteligentes do mundo ficou assim:
- Border collie
- Poodle
- Pastor alemão
- Golden retriever
- Dobermann
- Pastor de shetland
- Labrador retriever
- Papillon
- Rottweiler
- Austrian cattle dog