O número de gatos presentes nas residências brasileiras é cada vez maior - nos últimos seis anos cresceu mais que o dobro do que o de cães . De acordo com o IBGE, já são mais de 22 milhões de gatos no país, e a expectativa é ultrapassar 30 milhões até 2022.

Tal realidade pode ser explicada pela mudança de vida das pessoas, que hoje têm menos tempo e moram em espaços menores. Assim, os gatos, que têm características como maior independência e fácil adaptação a ambientes pequenos, passaram a se mostrar uma ótima opção de pet. 

Os donos precisam conhecer bem os gatos
reprodução shutterstock
Os donos precisam conhecer bem os gatos

Mas, para que a guarda do gato seja reponsável, o dono tem que conhecer bastante sobre a espécie. Pensando nisso, a veterinária Líder de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, Natália Lopes listou 10 curiosidades sobre os gatos . Confira. 

  1. A domesticação dos gatos começou em 7.500 a.C. Os primeiros fósseis foram encontrados na África, em uma região desértica. Isso explica muito sobre a fisiologia urinária dos felinos – em um ambiente com escassez hídrica, o organismo concentra a urina e é capaz de sobreviver com pouca ingestão de água. Não à toa, os gatos de hoje em dia ainda bebem pouca água e concentram a urina. 
  2. Gatos possuem visão tridimensional e noturna, o que garante que sejam exímios caçadores. Mesmo que hoje não precisem mais caçar o alimento, o comportamento é um reflexo da ancestralidade. 
  3. Os gatos não sentem o sabor doce. Isso acontece por que o paladar deles é menos desenvolvido - possuem cerca de 475  receptores gustativos, enquanto os cães têm 1.700 e os humanos 9.000.
  4. Exatamente por causa do paladar pouco apurado, o olfato se desenvolveu. É pelo cheiro que o gato é atrído pelo alimento. Além disso, a sensação do alimento na boca, por meio do tamanho, forma, textura, é um fator atrativo para o animal.       
  5. Outro sentido aguçado nos felinos é a audição. Os gatos têm a capacidade de orientar o ouvido na direção do som graças aos 32 músculos na região. Para se ter uma ideia, os cães têm apenas 18 músculos no ouvido e os humanos 6. Isso influencia muito no seu comportamento do dia a dia.   
  6. O gato cresce muito rápido nos primeiros 4 meses de vida, fase considerada a primeira de sua infância, na qual ele adquire até 50% do peso que terá quando adulto. Depois dos 4 meses até 1 ano, segunda fase da infância, o crescimento é mais devagar.           
  7. A fase madura de um gato se inicia aos 7 anos. A partir dos 12 anos, ele entra no estágio senil.           
  8. É na infância, primeira fase de vida dos gatos, que acontece o período de socialização do animal. Essa época é o momento certo para apresetá-lo a texturas diferentes de alimentos e colocá-lo em contato com outros animais.    
  9. Os gatos se comunicam com os donos por meio do corpo, sons e gestos. Por exemplo, o ronronar pode representar submissão e contentamento, já o gesto de movimentar o rabo pode significar irritação.  
  10. A paixão por gatos chama-se ailurofilia. O termo vem do grego é uma junção das palavras gato e paixão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!