Ainda pouco popular no Brasil, o canicross é uma prática originária do Reino Unido desenvolvida a fim de treinar cães para tração ou mover trenós. Como hoje em dia essas funções são pouco exercidas, essa atividade se transformou em esporte.
Leia também: Canicross: saiba tudo sobre esse esporte canino
O funcionamento do canicross é bem simples: antes de correrem, o cachorro e o dono devem ser conectados por uma corda elástica para praticarem a atividade juntos. É possível unir até mais de um cão, perfeito para quem tem vários animais. Normalmente o esporte é exercido em ambientes de terreno irregular e trilhas.
Existem também competições dessa atividade e, de acordo com as normas, qualquer cachorro pode disputar desde que tenha boa saúde e tenha sido avaliado por um veterinário. Além disso, é necessário que tenha um microchip implantado e a idade seja de 1 a 10 anos.
Apesar de tudo, existem algumas raças de cães que são mais adequadas do que outras para realizar este esporte. Dependendo do porte, idade ou características físicas, o canicross pode ser bem cansativo e até não recomendado. Confira quais são os pets mais indicados para tal atividade física.
Border Collie
Originário da Escócia, o Border Collie foi desenvolvido para o pastoreio e por isso tem um físico adequado a prática de esportes. Ele é forte, enérgico, atlético e muito rápido, além de ser inteligente, ágil e obediente. Sua pelagem dupla o protege das baixas temperaturas e da água, sendo perfeito para ambientes de terreno irregular e trilhas.
Se você tem essa raça em casa, aproveite todo se potencial em esportes caninos. Corpo e mente serão trabalhados durante o treinamento e competições.
Leia também: Esportes olímpicos que você pode praticar junto com seu cãozinho
Labrador Retriever
Quando o Labrador foi desenvolvido, sua função era caçar e rastrear presas, portanto seu físico e características deveriam condizer com suas "obrigações". Isso fez da raça uma ótima corredora, obediente e com grande resistência física.
Devido todos esses atributos, o Labrador está entre os cães mais escolhidos para competições caninas. Além disso, é extremamente companheiro e gosta de se exercitar junto ao dono.
Pastor Belga
Assim como o Border Collie, o Pastor Belga foi criado para o pastoreio. Atualmente é mais conhecido por seu trabalho junto da polícia, ajudando em resgates, rastreamento de suspeitos e localização de drogas ilícitas, mas também é altamente recomendado para esportes caninos .
O físico e a personalidade do cão é o que permite um campo tão vasto de atuação. A raça é inteligente, tem ótimo temperamento, o corpo é robusto e musculoso e tem porte para corridas. Contudo, é essencial que ele seja treinado e socializado para evitar desobediência.
Leia também: Já ouviu falar de Judô para cachorros? Conheça um pouco dessa novidade
Weimaraner
O Weimaraner está na lista devido sua resistência e facilidade de treinamento. Essa raça é extremamente obediente, o sonho de qualquer treinador. Além disso, tem o corpo musculoso e proporcional, pernas longas e desenvolvidas, se comporta bem e tem energia o tempo todo.
A raça também tem um revestimento de pelos curtos e grossos que a protege da umidade, permitindo que entre em terrenos pantanosos sem problemas. Todo esse potencial pode ser bem aproveitado na prática de esportes e competições.
Airedale Terrier
Num primeiro momento, o Airedale Terrier não aparenta ser um cão corredor, mas está entre as raças mais fortes devido à sua musculatura desenvolvida. Tem um corpo resistente e ativo, altamente indicado para competições e esportes. Ademais, tem uma personalidade inteligente, obediente e dócil. Responde bem ao treinamento e cumpre comandos básicos facilmente.
O único problema da raça está na necessidade de certos cuidados. Os ouvidos precisam de limpeza periódica para evitar infecções, enquanto a pelagem exige escovação diária para que não se formem nós.
Leia também: Conheça o flyball, a corrida com obstáculos feita para cachorros
Mesmo que não tenha essas raças em casa, lembre-se que qualquer bichinho pode praticar o canicross se assim desejar. Nenhum cão está proibido, na verdade, alguns não são adequados devido a certas características do seu físico, por exemplo, os com síndrome braquicefálica.