Tamanho do texto

É uma ótima opção para o pet queimar energia e ainda se divertir com o tutor

A prática de exercícios é essencial para os humanos, assim como para os pets. Apesar disso, levar os bichinhos para passear às vezes é difícil e fazê-los queimar energia, mais ainda. Mas existem alguns esportes específicos para eles e podem ser bem divertidos, como o caso do Canicross, uma modalidade para os que gostam de correr. 

+Esportes olímpicos que você pode praticar junto com seu cãozinho

Conhecendo o Canicross

Ainda um pouco desconhecido no Brasil, o Canicross  surgiu no início da década de 1990, no Reino Unido. Ao longo dos anos foi se tornando cada vez mais popular e esse esporte canino foi desenvolvido com a finalidade de treinar os cães que são usados para tração ou para mover trenós.

Canicross é um esporte ótimo para os cães corredores
Reprodução/ Redes Sociais
Canicross é um esporte ótimo para os cães corredores


Como se fosse um trekking para cães, a atividade é divertida tanto para pets quanto para os tutores. 

Na prática

Para praticar são necessários alguns objetos fundamentais:

  • Um cinto para o condutor (waist belt)
  • Um colete de tração para o cão (running harness)
  • Uma corda elástica para conectar os dois parceiros

Normalmente o esporte é exercido em ambientes de terreno irregular e trilhas. Uma boa opção também é levar mais de um cachorro por condutor. Para quem tem dois cães é ótimo, afinal ambos podem se divertir!

Nesse esporte, o corredor compete com as mãos livres e o tempo todo o cão fica na frente dele. Mas precisa estar sempre atento para o caso de ter que jogar o corpo para trás, se o animal reduzir o ritmo - pronto também para dar-lhe comandos de esquerda ou direita ao longo do percurso.

+Algumas dicas podem te ajudar a escolher um passeador de cães

Canicross: saiba tudo sobre esse esporte canino
shutterstock
Canicross: saiba tudo sobre esse esporte canino


Cães de pequeno porte podem praticar também?

Claro! A única restrição é quanto à idade do cão que vai praticar, mas nenhuma quanto a raças ou tamanho do animal. Ter mais de um ano de vida é importante para o pet poder participar.

Outro fator importante são os exames médicos, que devem garantir que os dois estejam com a saúde em dia e apropriada para prática de exercícios. É sempre bom evitar problemas para o tutor e para o animal!

Como funcionam os campeonatos

Em 2002 aconteceu o primeiro Campeonato Mundial de Canicross em Ravena, na Itália. Assim como para os cães, existe uma idade mínima para os humanos participarem: 7 anos. Depois dessa faixa etária não existe limite máximo. As categorias durante os campeonatos são divididas entre idades e sexo feminino ou masculino.

Uma boa notícia é que não é necessário ter pedigree para o cão poder participar, como a maioria dos campeonatos exige. Isso é ótimo porque permite que vira-latas também participem! 

+Dicas para evitar problemas durante o momento de passear com cachorro

Correr pode ser um bom esporte olímpico para fazer nas horas livres
Reprodução Pinterest
Correr pode ser um bom esporte olímpico para fazer nas horas livres


Algumas dicas

Esse esporte é muito válido porque exercita todos os músculos do corpo dos participantes e traz vários benefícios à saúde. É importantelembrar sempre de consumir bastante água, por parte dos dois, antes, durante e depois da competição. Antes do exercício e logo em seguida não é indicado alimentar o cão para evitar problemas de digestão.

Procure iniciar a prática sempre com pequenas corridas por pouco tempo e pequenos espaços, aumentando aos poucos o ritmo e as distâncias. É indicado fazer essa atividade em áreas de terra e verde. Se quiser treinar em ambientes de asfalto ou calçada, evite fazer isso por muito tempo, já que a temperatura absorvida pelo solo pode fazer mal e queimar as patinhas do seu cão. 

Agora é hora de praticar o Canicross e divertir-se com seu cão!

+5 motivos importantes para passear com seu cão todo dia

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.