Cães são animais muito inteligentes e ativos. Antigamente essas características eram bastante exploradas  em atividades como a caça. Hoje elas são aplicadas em serviços (cães guia, policiais ou terapeutas) e na prática de esportes, por exemplo, o agility  e o flyball.

O flyball é uma corrida de revezamento com obstáculos feita para cachorros
shutterstock
O flyball é uma corrida de revezamento com obstáculos feita para cachorros

No Brasil o flyball é mais desconhecido do que o agility, mas tem ganhado espaço no mundo inteiro, já sendo considerado o terceiro em popularidade. O esporte canino foi criado no final da década de 60, na Califórnia, Estados Unidos, quando Herbert Wagner decidiu inventar uma forma de diversão para seu cachorro quando ele estivesse sozinho em casa. Dessa forma, surgiu uma caixa que lança bolinha após ter o botão acionado pelo próprio animal, dispositivo que se tornou a principal ferramenta da competição. 

A história do Flyball

O primeiro torneio de Flyball oficial foi realizado em 1983 nos Estados Unidos, mas a essência do esporte canino já era praticada por alguns adestradores que realizavam a corrida de obstáculos que deveriam trazer de volta para a linha de chegada um bola de tênis. 

Com o passar dos anos o jogo se expandiu e passou a ser bastante praticado em países como Austrália, Canadá e África do Sul. Porém, foram os europeus que realmente abraçaram a competição e hoje possuem os maiores campeonatos internacionais, disputados, principalmente, por Bélgica, República Checa, Finlândia, Alemanha, Países Baixos, Polônia, Áustria, Hungria, França e Reino Unido. 

Leia também: Cachorros esportistas: saiba quem são eles e conheça as principais raças

undefined
shutterstock

Todos os cachorros podem participar do esporte desde que sejam bem treinados

Regras e objetivo

O objetivo é que o cão passe por alguns obstáculos (geralmente 4), com 20 a 40cm de altura e separados cerca de 3m um do outro, chegue até a máquina que irá lançar a bolinha, pegue a bolinha e faça o mesmo percurso de volta para a linha de largada. Tudo isso no menor espaço de tempo possível. 

As competições são realizadas com equipes, cada uma possui 6 cães, entre eles 2 reservas e 4 competidores. Como uma etapa é composta por 5 corridas, os animais podem ser substituídos de prova em prova. 

Para os que estão correndo, a maior regra é não entrar na pista quando o companheiro de equipe ainda estiver realizando a prova. É preciso esperá-lo passar pela linha de chegada, para só então o outro cão iniciar a prova, caso contrário a vitória da etapa é dada para a outra equipe por punição. Pode-se dizer então que o Flyball é uma corrida de revezamento com obstáculos feita para cães. 

É responsabilidade da equipe levar a caixa e os obstáculos com os quais o animal está acostumado a treinar. Por isso é possível ver diferentes tipos em uma competição só. 

Vantagens

Atualmente a maior parte dos cães vive em apartamento, espaço pequeno para o gasto de energia e diversão. O resultado disso é o crescente número de animais que sofrem de ansiedade de separação, distúrbios comportamentais, obesidade e doenças relacionadas a ela

O cachorro que pratica esporte está sempre ativo, se torna um animal bem educado e que passa bastante tempo ao lado do dono. Tudo isso melhora muito a qualidade de vida e a saúde dos animais, sem contar a relação de amizade e obediência com o tutor. 

Leia mais: Animais sedentários: como mudar essa rotina?

Outras curiosidades

1. O recorde atual é de 15,3 segundos e foi conquistado pela equipe "Spring Loaded Multibreed" em uma pista que possuía 30 metros de ida e de volta. 

2. As competições oficiais contam com uma tecnologia de ponta. Há uma torre de luz que indica a contagem regressiva do início da corrida, portões ópticos nas linhas de partida/ chegada para identificar precisamente a passagem do animal e um relógio digital de alta precisão para a contagem do tempo. Além disso, o sistema de pontuação também é digital. 

3. Algumas raças se destacam nas competições de Flyball. Os Border Collies  são considerados os melhores devido a rapidez e esperteza. Mas isso não significa que existe uma regra, todo cachorro pode participar do esporte canino, tudo é apenas uma questão de treinamento. Ou seja, tem lugar para vira-latas e até poodles. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!