Apesar do término das Olimpíadas Rio 2016, a herança que os esportes olímpicos deixaram permanece. A importância da prática esportiva é muito grande, e deve sempre que possível tentar ser realizada. Além disso, não são só os humanos que precisam se exercitar. Seu aminal de estimação também.
Mais: Cachorros esportistas: saiba quem são eles e conheça as principais raças
Pensando nisso, por que não praticar um esporte ao lado do seu cãozinho? Ele pode ser um ótimo companheiro e estímulo para iniciar sua vida, levando ambos a ter uma vida menos sedentária e com boa saúde. Veja então modalidades de esportes olímpicos que são possíveis realizar ao lado do seu pet.
Corrida
Correr é uma das coisas que os cães mais gostam de fazer, por isso essa modalidade é tão importante. Além de ser um esporte facilmente realizado, pois só é preciso tempo e disposição.
A novidade é que existem modalidades competitivas dentro da corrida que podem ser ótimas para variar a prática desse esporte. Como é o caso do dog hiking, em que a proposta é vocês dois correm lado a lado em uma trilha demarcada e devem alcançar à linha de chegada juntos. E a outra é o canicross, que percorrem longas distâncias.
Frisbee
Seu cachorro é daqueles que gostam de pular e buscar coisas? Se ele é enérgico dessa forma, a prática do frisbee é uma boa opção. É uma modalidade que não precisa de muito preparo seu, basta saber se seu pet possui boa flexibilidade, agilidade e aptidão física para conseguir pegar o disco no ar. Por outro lado, ela pode ser realizada a qualquer momento do dia, basta ter um espaço livre para seu cão correr e pular livremente.
Mais: O que significam os sons e linguagens corporais dos cachorro? Entenda
Natação
A natação é considerada por médicos como a melhor atividade física para os humanos, além de auxiliar no tratamento de uma série de doenças respiratórias e pulmonares como a asma e a bronquite. Entretanto, ela pode ser muito boa para seu cachorro também, o que pode ser uma novidade para muitos donos.
A natação pode contribuir para a perda de peso, melhora das articulações do seu pet e recuperações de lesões. Ou seja, por que não pratica-lo? A natação só tem coisas boas a oferecer para ambos, além de ser um ótimo momento para ficar ao lado do seu animalzinho.
Vale lembrar que a água da piscina contém cloro, ou seja, lembre-se de dar um banho no seu amigo após sairem.
Não deixem de visitarem um médico, tanto você quando seu cachorro, para saber se estão bons de saúde e qual desses esportes olímpicos é o mais recomendado para praticarem juntos. Preparados?