Os gatos são animais fascinantes e exitsem muitos amantes da espécie. Sua personalidade independente, carinhosa e divertida faz as pessoas se apaixonarem por eles. Na hora de escolher um para si, a tarefa é extremamente difícil pela quantidade de opções. Ao todo, existem cerca de 100 raças de gatos oficialmente reconhecidas, mas sabe-se que exitem mais ao redor do mundo.
Leia também: Gato de 30 Kg surpreende e preocupa abrigo devido ao seu tamanho
Dentro de todas as raças de gatos existentes, fizemos uma lista com as mais raras do mundo. Vale ressaltar que a maioria é bastante cara por causa da dificuldade em conseguir um exemplar.
Gato Elf
Com um nome bem peculiar, o Gato Elf foi chamado assim por ter as orelhas semelhantes à criatura mística do elfo. A raça nasceu do cruzamento entre o gato sphynx — o que explica a falta de pelos — e um curl americano. É um gato extremamente inteligente, com um caráter muito sociável e independente. Por causa da ausência de pelagem, chama atenção por ter intolerância ao sol e necessitar de banho frequente.
LaPerm
Originário do Oregon, Estados Unidos, tem a pelagem rizada e comprida. O primeiro exemplar da espécie nasceu sem pelo, mas ao longo dos meses desenvolveu uma pelagem curta, malhada e encaracolada. Conforme amadurecia, o revestimento ia se tornando mais suave e ondulado. E assim o LaPerm surgiu pela primeira vez. Sua personalidade é sociável, calma e bem carinhosa.
Serengeti
A raça Serengeti é relativamente nova, já que se originou nos anos 90. É resultado do cruzamento entre o Gato de Bengala e o Oriental Shorthair. Tem manchas na pelagem, pernas compridas, orelhas de ponta arredondada e olhos bem grandes. Sua aparência é típica de um felino selvagem. A ideia de desenvolver um felino assim era para evitar que os fãs de gatos com aparência de tigre o tirassem da natureza e levassem à sua extinção.
Leia também: Gato cleptomaníaco não consegue se conter e furta itens de seus vizinhos
Levkoy ucraniano
Nascido em 2004 graças ao cruzamento de uma fêmea Sphynx e um macho de orelhas caídas, é uma das raças mais recentes no mundo. Foi desenvolvida por Elena Biriukova na Ucrânia, por esse motivo só existe nesse país e na Rússia. Suas principais características são a ausência de pelo ou pouca quantidade, orelhas dobradas, olhos grandes e cabeça longa e plana. Tem um temperamento inteligente e bastante carinhoso.
Peterbald
Assim como os outros gatos da lista, o Peterbald também nasceu recentemente. É originário da Rússia em 1974, resultado do cruzamento entre um donskoy e um gato oriental de pelo curto. Sua falta de pelos no corpo, orelhas parecidas com a de morcego e patas compridas é o que mais chama atenção em sua aparência. Em relação a sua personalidade, é inteligente, curioso, pacífico e amigável. Por outro lado, gosta de afeto e é dependente do dono.
Sokoke
O Sokoke foi descoberto no final da década de 70 no Quênia, país do continente africano. Esse gato é bastante ativo e adora escalar. Tende a ser guardião da casa e se relacionar muito bem com seus tutores. Sua aparência também é bastante peculiar, como a maioria da lista. As patas traseiras são bem mais longas que as dianteiras, enquanto a pelagem em sua maioria é marrom e os olhos verde âmbar.
Leia também: Homem resgata filhote e descobre que não é um gato como pensou
Savannah
Além de raro, o Savannah é bastante exótico. A raça híbrida nasceu do cruzamento entre um gato doméstico e um serval africano, por isso tem a aparência semelhante a um leopardo. O corpo é grande e musculoso, com orelhas grandes e patas compridas. Apesar de não ser um animal selvagem, seu tamanho é muito grande em comparação aos gatos domésticos. É uma raça difícil de ser criada, pois precisa de muito espaço para se exercitar e pode ficar agressivo quando adulto. No entanto, é leal aos seus donos e não têm medo da água.
Minskin
Raça com aparência bem exótica, o Minskin possui um porte pequeno e uma aparência incomum. Suas pernas são curtas, as orelhas grandes e a pelagem pode ou não existir. Nasceu no ano de 1998 nas mãos de Paul McSorley. A ideia era criar um gato com pernas curtas e características bem específicas, como cores marcadas nas extremidades e ausência de pelos. Por isso, originou-se do cruzamento de um Sphynx e Munchkin.
Scottish fold
Como o próprio nome já indica, o Scotish fold é originário da Escócia, sendo reconhecido oficialmente em 1974. O cruzamento entre membros dessa raça é extremamente proibido por causa do grande número de anomalias ósseas graves que se produzem. A cabeça do felino é arredondada, tem orelhas pequenas e dobradas para frente e grande olhos penetrantes. Num geral, sua aparência lembra uma coruja. Tem personalidade dócil, calma e desenvolve laços duradouros com seus donos.
Leia também: Gata tem a melhor reação ao descobrirem que ela está grávida
Munchkin
Além de estar na lista das raças de gatos mais raras, é também o menor do mundo devido uma mutação genética natural. O Munchkin tem um tamanho médio e as patas bem curtas, semelhante ao cachorro salsicha. Apesar da peculiaridade, é bastante ágil, ativo, corre normalmente, consegue saltar e não costuma desenvolver problemas de coluna. Tem um temperamento brincalhão e carinhoso.