Guia de Bichos
Munchkin - undefined

Munchkin

  • Nome no Brasil: Munchkin
  • Nome original: Munchkin
  • País de origem: EUA (Louisiana)
  • Preço médio: entre R$ 2 mil e R$ 4 mil
  • Tipo de pelo: Médio

Tudo sobre Munchkin

Porte: pequeno
Área de criação: pequena
Energia: alta
Temperamento: dócil

Descrição

  • Porte: pequeno
  • Área de criação: vive bem em apartamento
  • Escala de energia: 4
  • Escala de saúde: 3
  • Tipo de pelo: são aceitos gatos de pelo curto e semi longo. O curto é macio e luxuoso, enquanto o semi longo é sedoso e felpudo. A cauda é mais emplumada que o resto do corpo na variação de pelo semi longo
  • Temperamento: extrovertido, amável, inteligente, dócil e bem humorado
  • Expectativa de vida: 10 a 15 anos
Poucos gatos despertam tanta controvérsia quanto o Munchkin . Essa raça enfrentou resistência, dificuldade de aceitação e chegou a ser chamada de aberração por alguns criadores e associações. 

Na Inglaterra da década de 1930, gatos de pernas curtas sobreviveram por quatro gerações antes da Segunda Guerra Mundial atingir os gatos europeus. Mas foi em Louisiana, Estados Unidos, que a raça Munchkin surgiu, em 1983, quando uma professora encontrou dois gatos escondidos sob uma caminhonete e os levou para casa. Eram fêmeas, estavam prenhas e tinhas as pernas curtas.

Ela manteve com si a gatinha preta, Blackberry, que teve um filhote de pernas curtas entregue para uma das amigas da professora. Mais tarde, quando teve acesso ao ar livre, uma população selvagem de Munchkins surgiu ao redor da cidade, competindo de igual para igual com seus irmãos de pernas longas.
A professora e sua amiga entraram em contato com o presidente do comitê de genética da TICA, que determinou que as pernas curtas eram resultado de uma mutação genética que afeta os ossos e apareceu espontaneamente dentro do grupo genético felino. 

Em 1º de maio de 1995 a raça foi reconhecida pela TICA, fato que deu início a um verdadeiro caos. Uma das integrantes da associação afirmou que a raça era uma afronta a qualquer criador ético, enquanto outras pessoas afirmavam que as pernas curtas provocariam problemas nos quadris, coluna e patas no futuro. Nenhum problema articular ou ósseo foi encontrado, mas ainda é cedo para determinar – afinal, a raça tem apenas alguns anos de história.

Características

Construído para velocidade e agilidade. Suas pernas curtas permitem que ele tenha habilidade excepcional para fazer curvas e muita energia. Ao contrário de cães como o Basset Hound ou o Corgi, a coluna vertebral não é afetada pela mutação natural que encurta os ossos da perna.

A cor, o padrão e o comprimento do pelo variam e todos são aceitos, incluindo o Siamês.

Cuidados básico

O Munchkin é muito inteligente e gosta de ser desafiado. Ensine-lhe truques de obediência e ofereça brinquedos para afiar seu cérebro; você se surpreenderá com os resultados. Em especial quando for passar muito tempo fora de casa, certifique-se de que seu gato Munchkin terá como se manter entretido.

O pelo curto precisa de escovação semanal para manter o brilho e remover emaranhados e sujeira; o pelo semi longo pode ser escovado de duas a três vezes na semana. Escove os dentes duas vezes por semana e corte as unhas quinzenalmente; certifique-se também que sua caixa de areia esteja sempre limpa, os gatos são rigorosos com a higiene.

Saúde

Nenhum problema de saúde foi encontrado nessa raça. Vale frisar, porém, que as pernas curtas não afetam de nenhuma forma a coluna vertebral, quadris ou articulações do Munchkin, ao contrário do que acontece com cães de pernas curtas, como o Corgi.

Curiosidades

Por que ter um Munchkin em casa?

Extrovertido e seguro de si, o Munchkin é um gato brincalhão e que adora se divertir com outros gatos, cães e crianças, convivendo pacificamente com outros pets. Seu tamanho permite que viva bem em apartamentos, e sua personalidade carinhosa, dócil e bem humorada o tornam um excelente animal de estimação para pessoas que moram sozinhas e para idosos.

Cheio de energia e mais rápido e ágil do que parece, ele consegue subir nos móveis e escalar, mas prefere ficar no nível do chão. Ao fim de cada brincadeira ele vai procurar o afago e o colo quentinho da família.

Por que não ter um Munchkin em casa?

Curioso, o Munchkin é o tipo de gato que não deixa nada escapar e está sempre em busca de novidades, não deixando nenhum canto da casa sem ser explorado. Isso pode significar muita bagunça pelo seu lar.
Eles também são excelentes caçadores e gostam de perseguir pequenos animais, como ratos, pássaros e coelhos. Se você tiver um desses pets em casa, repense a decisão de comprar um Munchkin.

Conheça outras raças de gatos