Tamanho do texto

Alguns animais de desenhos animados são extremamente parecidos (em aparência e comportamento) com os seus espécimes reais

Quase toda criança já assistiu desenhos animados uma vez na vida. Eles estavam em todos os lugares; nos filmes e nas séries de TV. Apesar de terem perdido espaço na televisão aberta nos últimos anos, as animações ainda são amplamente consumidas tanto pelo público infantil, quanto por pessoas mais velhas. 

Leia mais:  15 nomes de pets inspirados em personagens de desenhos infantis

De modo a agradar mais as crianças e criar narrativas mais criativas, fantasiosas e instigantes, muitos desenhos animados tinham personagens animais. Esses que falavam e cumpriam uma série de atividades variadas, como ir até a escola e até mesmo lutar Kung Fu! Relembre os 10 bichos mais famosos das animações. 

Nemo (Procurando Nemo)

Assim como no desenho, o Peixe-Palhaço vive em corais
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
Assim como no desenho, o Peixe-Palhaço vive em corais


O filme "Procurando Nemo" popularizou os Peixe-Palhaços , raça de seus dois protagonistas: Nemo e Marlin. Os animais, típicos dos recifes de coral do oceano Indo-Pacífico, podem medir até 17 cm e tem como característica mais marcante 3 faixas brancas que cruzam o seu corpo vermelho ou amarelo-dourado.

O peixe é monogâmico e muito territorialista, tendo um comportamento agressivo com qualquer outro espécime que se aproxime do seu território. 

Pô (Kung Fu Panda) 

O panda é uma espécie ameaçada de extinção.
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
O panda é uma espécie ameaçada de extinção.


Engraçado e cheio de momentos de ação eletrizantes, a proposta do filme Kung Fu Panda de início parece estranha: Um panda que luta Kung Fu e que sonha conhecer os outros mestres da arte marcial, todos animais.

O filme é ambientado na China, sendo a espécie que o protagonista pertence originária do mesmo país. O panda-gigante é um mamífero onívoro (ou seja, que se alimenta tanto de carne quanto de vegetais). A sua pelagem curta e feições arredondadas, assim como o seu jeito pacífico e dócil, o tornam um dos animais mais adorados da humanidade. Eles são animais solitários. Cada adulto tem o seu território definido e as fêmeas não toleram a presença de outras em seus domínios.

A taxa de natalidade do animal é extremamente baixa, sendo que apenas 30% das fêmeas engravidam em cativeiro. Isso, aliado com a destruição do seu habitat natural, faz com que o panda atualmente seja uma espécie ameaçada de extinção.

Scooby Doo

Scooby Doo, o cachorro mais famoso dos desenhos animados, é inspirado na raça Dogue Alemão.
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
Scooby Doo, o cachorro mais famoso dos desenhos animados, é inspirado na raça Dogue Alemão.


Considerado um dos desenhos animados com maior número de episódios, Scooby Doo está sendo produzido desde 1969. A série acompanha um cachorro, de mesmo nome, e seus amigos detetives que buscam desvendar mistérios sobrenaturais. Hoje em dia é considerado um clássico e uma parte importante da cultura pop.

Mas o que pouca gente sabe é que a espécie do Scooby é real - e muito popular. O icónico cão é um Dogue Alemão, raça que é considerada a mais alta do mundo . A sua origem é controversa, mas a suspeita é de que o Dogue foi originário de um cruzamento entre o extinto Molosso Assírio e ancestrais do Lébrel Irlandês.

101 Dálmatas

A semelhança entre os dálmatas reais e os do filme são impressionantes.
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
A semelhança entre os dálmatas reais e os do filme são impressionantes.


Anita e Roger são um casal recém casados e donos de dois Dálmatas , "Pongo" e "Prenda", que deu a luz à 15 filhotes. Entretanto, Cruella de Vil, rouba os cachorrinhos com o intuito de usar as suas peles para fazer casacos. Cabe aos dois cães resgatarem os filhotinhos e frustrar os planos da vilã!

A animação, lançada em 1961, rendeu um filme em live action produzido em 1996 e de igual sucesso. Posteriormente uma série animada também foi lançada com os mesmos personagens e narrativa semelhante. Os 101 Dálmatas hoje em dia é considerado um dos maiores clássicos da Disney, sendo difícil achar alguma criança que nunca ouviu falar dos cachorrinhos.

Scrat (Era do Gelo)

O personagem Scrat foi baseada em uma criatura do período cretáceo.
Montagem/ Pinterest - Wikimedia
O personagem Scrat foi baseada em uma criatura do período cretáceo.


Um pequeno personagem roubou a cena na animação A Era do Gelo. Scrat é um pequeno animal que se assemelha a um esquilo e passa a trama toda, totalmente alheio dos outros personagens, em uma jornada árdua em busca de uma avelã - chegando a colocar a sua vida em risco para pegá-la.

Ele é da espécie Cronopio (também conhecido como "esquilo-dente-de sabre") e viveu durante o período cretáceo - o que corresponde a cerca de 145 milhões de anos atrás. Ele era, de fato, semelhante a um esquilo. Na sua boca dois grandes caninos se projetavam, seu focinho era alongado e seu rabo comprido.

Timão e Pumba (O Rei Leão)

Apesar de aparência intimidadora, o jávali-africano, espécie em que pertence o Pumba, é vegetariano.
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
Apesar de aparência intimidadora, o jávali-africano, espécie em que pertence o Pumba, é vegetariano.


O filme "O Rei Leão" sem dúvida trouxe muitas músicas e personagens que marcaram diversas infâncias, dois deles são o Timão e o Pumba (respectivamente, um suricato e um javali-africano). Um ano depois os dois ganharam a sua série própria, durante 5 temporadas e tendo a sua produção encerrada em 1998. 

Quantos as espécies, ambas são nativas da África. Os suricatos são pequenos mamíferos, que podem medir até cerca de meio metro de comprimento, e se alimentam de pequenos artrópodes (como escaravelhos e aranhas). 

Já o Javali-africano é um animal solitário e de hábitos noturnos. Apesar de sua aparência robusta e ameaçadora, sua dieta é baseada apenas de pasto e raízes. Mas não se engane, ele ainda é perigoso e pode ser agressivo quando ameaçado. 

Perry Ornitorrinco (Phineas e Ferb)

O ornitorrinco é uma das espécies mais inusitadas do planeta.
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
O ornitorrinco é uma das espécies mais inusitadas do planeta.


A nova geração de desenhos da Disney Channel anda fazendo um extremo sucesso entre o público certo. Um desses novos títulos, Phineas e Ferb, trás um personagem peculiar: Perry o Ornitorrinco, um o animal de estimação dos dois garotos que também atua como agente secreto.

O ornitorrinco em si já é um animal peculiar. Apesar de ser um animal ovíparo (que se reproduz através de ovos) aquático ele ainda assim amamenta os seus filhotes. A fêmeas não possui mamas e o leite é diretamente lambido dos seus poros. O bicho é tão peculiar que quando foi inicialmente descoberto, em 1800, os pesquisadores acharam que se tratava de uma fraude!

Veja também:  10 curiosidades que você não sabia sobre o ornitorrinco

Mordecai (Apenas um Show)

O Gaio-Azul é uma ave extremamente agressiva.
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
O Gaio-Azul é uma ave extremamente agressiva.


Apenas um Show atualmente é um dos mais famosos desenhos da Cartoon Network. A série gira em torno de dois personagens, um gaio-azul chamado Mordecai e um guaxinim chamado Rigby, ambos empregados como jardineiros no parque municipal. Desprendidos, ambos com frequência tentam fugir do trabalho e se divertir, levando os a ter aventuras muitas vezes sobrenaturais.

O gaio-azul é um dos pássaros mais bonitos da América do Norte. Entretanto a sua aparência engana, sendo ele um animal extremamente agressivo, chegando até mesmo a afugentar outras aves de onde há comida. Às vezes ele também rouba ovos dos ninhos de outras espécies. Sua alimentação pode ir desde carne até vegetais e um dos hábitos mais peculiares do bicho é o de colecionar objetos que vão desde pequenas ferramentas até tampas de garrafas.

Pica Pau

Um Pica Pau pode bicar uma árvore até 100 vezes por minutos.
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
Um Pica Pau pode bicar uma árvore até 100 vezes por minutos.


Lançado em 1940, o personagem Pica Pau já ganhou diversas repaginações, filmes e séries diferentes. Hoje em dia ele é um ícone eterno da cultura pop, tendo muitas poucas pessoas que nunca ouviram falar no pássaro maluco. 

O animal, de mesmo nome, em que o personagem se inspira é muito comum no Brasil. Eles são capazes de dar 100 bicadas por minuto em uma árvore, fazendo uso do seu rígido bico. O motivo para isso é a sua fonte de alimentação: insetos e larvas que se encontram dentro dos troncos. 

Garfield

O exóticos de pelo curto aparecem nos desenhos animados na forma do gato Garfield.
Montagem/ Pinterest - Shutterstock
O exóticos de pelo curto aparecem nos desenhos animados na forma do gato Garfield.


As tirinhas do gato Garfield são as mais populares da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo. Outros personagens são Odie, o cão da família, e Jon, o dono de ambos e líder da casa. O pet preguiçoso, que odeia segundas feiras e adora lasanha ganhou adaptações para o cinema, dois seriados e diversos especiais televisivos. 

Leia mais:  Candidato a maior gato do mundo pesa 13 Kg e mede mais de 1 m

A raça, que pode ser considerada a mais famosa do mundo dos desenhos animados, é a Exótico de Pelo Curto, que foi o resultado do cruzamento entre o gato de pelo curto inglês com o gato persa. Uma de suas principais características é a disposição dos pelos da face, que faz com que o gato tenha um aspecto de mal humorado o tempo inteiro. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.