Com certeza você já se pegou olhando para a foto de um coala ou de um canguru e pensando como eles são animais fofos. O que não sabe é que de onde eles vêm tem muitas outras espécies. Os marsupiais são uma interclasse de mamíferos que se diferenciam dos outros pela presença de uma bolsa, chamada de marsúpio, nas fêmeas, onde acontece boa parte do desenvolvimento do filhote e também pelo excesso de fofura.
+ Vombate mais velho da Austrália faz 31 anos e ganha bolo para comemorar
Ao todo são 320 espécies de marsupiais que vivem na Austrália e nas Américas. Entre eles estão os já conhecidos cangurus, coalas e gambás, mas também os desconhecidos vombates, diabos-da-tasmânia, cuscuzes, entre outros. Conheça mais sobre alguns deles abaixo.
Diabo-da-Tasmânia
Originário da Ilha da Tasmânia, na Austrália, esse animal corre risco de extinção e passa por programas que têm o intuito de salvá-los. Possui aparência de urso e é o maior marsupial carnívoro vivo. É difícil encontrar um exemplar fora de seu país de origem.
Cuscus
Esse animal é encontrado na Austrália, Nova Guiné e em algumas ilhas menores próximas. O seu tamanho se assemelha a de um gato doméstico comum. A cor do pelo pode variar de acordo com a idade, sexo e localidade. Por ser um animal bastante reservado e de hábitos noturnos é difícil de encontrá-lo na natureza.
Coala
Ao lado do canguru ele se tornou símbolo da Austrália. Antigamente corria perigo de extinção por causa das caças, sua pela era muito requisitada. Hoje em dia está ameaçado pelos incêndios que afetam largas extensões do país em alguns períodos do ano.
Vombate
Por incrível que pareça o que mais chama atenção nos vombates não é sua fofura, mas o fato de ele defecar em cubos. Andam sob quatro patas e não ultrapassam o comprimento de 1 metro. Costumam ser encontrados em regiões montanhosas australianas e gostam de cavar buracos.
+ 9 coisas que você nunca soube sobre os cangurus
Canguru
O marsupial bípede é conhecido por seus pulos. Sua alimentação é baseada em frutas e vegetais. Está espalhado por todo o território australiano e interações com os humanos não são raras.
Quolls
Pode ser encontrado na Austrália, Nova Guiné e Tasmânia. Possui cinco variações que são encontradas em localidades diferentes. É um animal de hábito solitário durante a maior parte do ano, se encontram apenas no período de inverno.
+ Estudo prova que cães possuem mais habilidade social que os humanos
Gambá
Entre os marsupiais é o mais conhecido pelos brasileiros. Costuma ser atraído pelos alimentos descartados pelos humanos e por isso ficou famoso por revirar as latas de lixo. Mas, sua característica mais conhecida ainda é o mal cheiro.