Qual é a primeira coisa que vem a sua cabeça quando você pensa sobre a Austrália? Se a sua resposta for cangurus, você certamente não está sozinho. Todas as vezes que o país é retratado em filmes ou em alguma outra mídia, esse animal incrível aparece de alguma forma. 

9 coisas que você nunca soube sobre os cangurus
Reprodução
9 coisas que você nunca soube sobre os cangurus

+Pônei resgatado abraça homem que salvou sua vida como forma de agradecimento

Mesmo tendo se tornado tão comuns em nossos imaginários, os cangurus ainda têm muitos fatos interessantes que você provavelmente não sabe. Confira na matéria a seguir 9 curiosidades sobre esses grandes marsupiais:

1. Você pode encontrar cangurus fora da Austrália


Apesar de cangurus serem comuns nesse país, eles não são exclusivos de lá. Você também pode ver cangurus na Tasmânia, Nova Guiné, e outras ilhas da região. O tipo de canguru encontrado na Nova Guiné é o canguru-arborícola. Ele parece com o canguru normal, mas é muito pequeno - do tamanho de um gato doméstico. E, como seu nome deixa claro, ele gosta de se pendurar em árvores.

2. Eles não andam sozinhos


Os cangurus raramente são encontrados sozinhos, e eles gostam de viajar em grupos. Essas multidões também não viajam sem nenhuma organização ou estrutura. Eles quase sempre têm um líder, que geralmente é o maior homem do grupo. O líder exerce controle sobre os outros com força. Ele vai chutar ou morder os outros para seguir sua liderança.

3. Eles não precisam de muita água


Os cangurus precisam de pouca água para viver, e têm a capacidade notável de passar vários meses sem beber nada. Quando os cangurus finalmente decidem que querem algo para tomar, eles gostam de cavar profundamente no chão para coletar a água da chuva. Esses pequenos reservatórios continuam a fornecer água para outros animais na área muito depois que o canguru tiver terminado de beber.

+Mulher ganha licença remunerada do trabalho para cuidar de cachorro doente

4. Existem vários tipos de cangurus diferentes

A post shared by ABC News (@abcnews_au) on


Existem 47 espécies diferentes de canguru,  e assim como os gatos, que são encontrados em uma grande variedade de tamanhos - desde o gato doméstico até um grande leão ou tigre - os cangurus podem mudar bastande de espécie para espécie. A menor delas é conhecida como o petrogale, que pesa apenas cerca de dois quilos. O maior é o canguru-vermelho, que pode pesar até 130 quilos.

5. Eles são rápidos

A post shared by Jordan Mosom (@jordie84) on


Os cangurus não andam nem correm, eles pulam, mas não pense que  isso os desacelera. Os cangurus têm pernas traseiras muito poderosas, e podem alcançar velocidades de até 60 km/h. Eles também podem saltar em uma distância de 10 metros de altura! Os cangurus se equilibram estendendo suas largas caudas enquanto se movem.

6. Eles gostam de descansar bastante

A post shared by dan avraham (@danavraham) on


Os cangurus passam a maior parte do tempo relaxando na sombra durante os dias quentes para economizar energia. Eles preferem comer à noite quando é mais frio. Sua dieta consiste principalmente de grama, folhas, samambaias, flores e brotos jovens. Eles também comem insetos.

+Cão resgatado passa por transformação de emergência e fica irreconhecível

7. Eles têm um processo de digestão complicado

A post shared by Tom Nolan (@tommy_fishguts) on


Assim como as vacas, os cangurus regurgitam seus alimentos e mastigam outra vez antes de engolir novamente, para ajudar o processo de digestão.

8. Os cangurus estão por aqui há bastante tempo


Fósseis de espécies antigas de cangurus foram encontrados na Austrália. O canguru gigante - muito maior do que o canguru-vermelho de hoje - já habitou a Terra. E na outra extremidade da escala, também foram encontrados fósseis de pequenos cangurus com presas.

+Entregador cria página para compartilhar fotos de cães que encontra diariamente

9. Algumas espécies de canguru estão correndo risco de extinção 


A maioria dos cangurus está prosperando na natureza e está indo bem, mas atualmente existem 16 espécies que são consideradas vulneráveis ou criticamente ameaçadas de extinção. Isso é muito! A situação é séria, e nos últimos anos, duas espécies de cangurus foram completamente extintas. A maior ameaça para a população de cangurus é o ser humano, o que é uma boa notícia, pois significa que muito pode ser feito para controlar o extermínio das espécies através de restrições e programas de educação.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!