Todos nós sabemos que os gatos não são os maiores fãs de água. Esse fato pode estar relacionado com as origens do animal. A maioria desses felinos descendem de gatos selvagens do Oriente Médio e viviam em zonas próximas ao deserto. Pela falta de contato com a água, desenvolveram certa desconfiança em relação a ela. Mas, outros habitats criaram raças de gatos com gostos diferentes.
+ Por que os gatos afofam com as patas? Entenda esse comportamento
Com o passar do tempo, os felinos começaram a ter contato com zonas florestais, onde existiam rios e ribeiras. Para os animais que se desenvolveram nesse ambiente, água não era sinônimo de medo, mas sim vista como algo natural. Por causa desse passado, algumas raças de gatos tem aversão à água e outros não.
Pensando nessa teoria, não seria estranho dizer que alguns felinos até gostam de água. Pode ser que alguns não adore nadar e ficar horas dentro de um rio, mas sente prazer em observá-la ou tocá-la de leve. Conheça abaixo dez raças de gatos que costumam ter uma boa relação com esse líquido tão precioso.
1. Angorá
Originário da Turquia, acredita-se que o Angorá foi desenvolvido a partir de um gato selvagem africano. Costuma gostar bastante de água, chegando até a mergulhar, nadar e se divertir com ela. É uma raça carinhosa, bastante inteligente, brincalhona e sociável. O jardim zoológico de Ancara trabalha para produzir e preservar esta valorizada raça.
2. Maine Coon
Surgiu nos Estados Unidos, mas especificamente no estado do Maine, originando seu nome. Por algum motivo essa raça gosta bastante de água, chegando até a nadar numa boa. Em sua origem, o Maine Coon era trabalhador, gato de fazenda e caçador de ratos. É um felino bem independente e dificilmente vai atrás de atenção.
3. Pixiebob
A origem do Pixiebob é bastante recente nos Estados Unidos, surgindo por volta de 1985. Ele não nasceu de forma natural, foi desenvolvido a partir de cruzamentos feitos por uma criadora. A raça também tem uma paixão por água e se diverte com ela. Uma curiosidade sobre o Pixiebob é a alta incidência de polidactilia nos gatos. É uma das poucas raças em que o padrão permite a anomalia.
4. Gato de Bengala
Esse é um animal híbrido, pois nasceu do cruzamento de um felino doméstico com um gato leopardo-asiático, que habitava regiões próximas ao Golfo da Bengala. Precisou de várias gerações para o felino nascer saudável e com temperamento previsível. De qualquer forma, o o que mais chama atenção na raça é a sua aparência semelhante a um leopardo. Assim como muitos desta lista, ele também tem paixão pela água e adoram brincar dentro dela.
+ Conheça Meepo, o felino diferentão que adora tomar banho
5. Bobtail Japonês
Existem duas variações de pelo dessa raça: a longa e a curta. Ambas existem a pelo menos mil anos. Documentos e pinturas registraram essa longa existência do gato. Sua cauda com aspecto de pom pom é o que mais chama atenção. O Bobtail Japonês , diferente dos felinos anteriores, não gosta muito de entrar na água, mas adora ficar observando-a e até tocá-la.
6. Turkish Van
Sabe-se que o Turkish Van é uma das raças mais antigas do mundo. Os registros datam de 5 mil a. C. na região de Lake Van, na Turquia, e nas áreas fronteiriças da Síria, Irã, Iraque e Rússia. As altas temperaturas destes locais explicam o gosto pela água que o Turkish Van tem. É conhecido por ser um grande nadador e até possui uma pelagem resistente à água.
7. Manx
O Manx é uma raça da Ilha de Man, localizada no Mar da Irlanda, entre a Inglaterra e Irlanda. Uma curiosidade sobre a raça é a falta de cauda e a explicação para esse fato gerou diversa lendas. No entanto, a teoria mais aceita diz que o felino sofreu uma mutação genética espontânea. Esse gato também não é adepto a entrar na água, mas é fascinado em observá-la.
8. Abissínio
A história do Abissínio é antiga, mas não há registros que comprovem onde e como ele surgiu. Sua origem é recheada de teorias, mas como foi desenvolvido e refinado na Grã-Bretanha, ficou registrado que surgiu lá. É um gato bastante popular, perdendo apenas para o Siamês. A raça não tem receio de água.
+ Vídeo: gatinha chama atenção por gostar de nadar no mar
9. Norwegian Forest
Acredita-se que o Norwegian Forest exista há muito tempo, já que têm diversas menções de gatos grandes e pelagem densa na mitologia nórdica. No início de sua origem, tinham pelo curto, mas o clima severo da Noruega obrigou os felinos a desenvolverem uma pelagem longa, densa e resistente à água. Essa adaptação a diversos tipos de climas fez o gato não ter pavor de água, gostando do contato com ela.
10. Savannah
Não se sabe quando o Savannah surgiu, mas a TICA (International Cat Association) começou a registrá-lo em 2001, ou seja, é uma novidade no mundo felino. A raça descende do Serval, Bengals, Egyptian Maus, gatos orientais de pelo curto e gatos domésticos. Por ter antepassados de origem africana, é normal o Savannah adorar o contato com a água. Sua aparência e características selvagens é o que mais chama atenção.
+ 9 raças de gato indicadas para quem tem alergia ao pelo
Essas raças de gatos possuem um passado que pode explicar o gosto por água, mas isso não acontece com todos. Jamais force seu felino a gostar de água, pois ele pode ficar irritado com você e até machucar. É importante respeitar cada animal.