Os gatos possuem alguns comportamentos bem únicos. Só que, muitas vezes, não reparamos nessas características porque os felinos são mais quietos, na deles. É preciso bastante atenção para conhecer a personalidade por inteiro desse animal. 

Veja mais:  Gato perdido: dicas para evitar a fuga do pet e como encontrá-lo

No entanto, quem tem  gatos  em casa, é bem possível que já tenha percebido que eles afofam o sofá ou cama. Ou então, quando sobem no colo dos donos, ficam abrindo e fechando as patas, esticando os braços e ronronando. Esse comportamento é bastante comum entre os felinos e tem vários apelidos: amassar o pão, tocar o piano ou fazer massagem. 

Mas por que eles tem esse comportamento? O felino não está massageando o proprietário e nem deixando o sofá mais macio (como nós fazemos em travesseiros), na verdade essa atitude é aprendida quando filhote. Esse é um dos primeiros movimentos aprendido pelos gatinhos, pois o utilizam para mamar. O recém-nascido precisa afofar a barriga da mãe para estimular a produção de leite. O vídeo abaixo mostra como isso acontece.



Existem outras duas razões que também explicam tal comportamento. A primeira diz que é um resquício do instinto selvagem dos felinos. Na natureza, eles afofavam o local onde iriam dormir antes de deitar. A "cama" era feita de elementos naturais, como folhas. Então, esse comportamento ajudava a arrumar o local do seu jeito. 

O outro motivo acredita que durante o amassar o pão, algumas glândulas são ativadas para secretar odor na região afofada, demarcando o local. Seria uma atitude parecida com as dos cachorros quando urinam. 

Leia também:  Clínica veterinária cria casas incríveis para gato

Independente da razões, as três explicações significam algo bom para o gato, explicando porque eles têm esse comportamento durante a vida toda. No caso da explicação envolvendo o leite materno, afofar traz lembranças de conforto e carinho da mãe. Mesmo na fase adulta, esse movimento continua sendo associado a um bem estar. O mesmo vale para as outras duas razões, que indicam uma atitude de posse do dono e/ou do local por parte do felino. 

É bastante comum ver os gatos afofando o lugar que estão, mas ninguém sabe o porquê desse comportamento
Reprodução Pinterest
É bastante comum ver os gatos afofando o lugar que estão, mas ninguém sabe o porquê desse comportamento

Por esses motivos, quando estão tranquilos e felizes, os gatos costumam amassar o pão. Esse comportamento fica ainda mais forte se estiverem recebendo atenção e carinho ou se preparando para dormir. É uma grande demonstração de amor.  

Mais:  Areia para gatos caseira: conheça as vantagens e como fazer

Vale ressaltar que esse movimento está enraizado nos gatos e não pode ser mutado. Se o dono não gosta de ser afofado porque machuca, incentive o animal a usar arranhadores para manter o tamanho das unhas sempre em dia ou vá a um veterinário para cortá-las regularmente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!