Pode ser simplismente estonteante ver um papagaio repetir uma linguagem complexa. A primeira coisa que você talvez não saiba é que nem todos os papagaios falam, e aqueles que conseguem aprender as palavras e frases estão somente realizando uma mímica e repetindo a fala humana. Isso porque eles não possuem cordas vocais, apenas a anatomia necessária para conseguir "falar". 

+Cadela entra para o Guinness Word Records por ter a maior língua do mundo

 Aprendendo linguagem 


O papagaio  pertence a um seleto grupo de seis animais que precisam desenvolver uma linguagem verbal para conseguirem se comunicar uns com os outros durante o decorrer de suas vidas. Essa forma de comunicação começa a ser desenvolvida desde cedo, por isso quanto antes você começar a ensinar seu pássaro a falar, mais chances ele terá de aprender. Se a casa é bastante movimentada e as pessoas conversam muito a possibilidade de ele começar a falar também aumenta. 

Mas, não se assuste, no início eles também podem apresentar problemas para aprender língua humana. Costumam mistur vocalizações humanas com sons indecifráveis que ele usa para se comunicar com os outros animais da mesma espécie.

+Vídeo de cadela salvando filhote que caiu em buraco viraliza nas redes sociais

O motivo que leva os papagaios a falarem

#papagaio #praiadoespelho #bahia #loro #casal #verde #natureza #passaros #praia #paradaise

A post shared by Leone Iglesias (@leoig) on


Os papagaios são animais altamente sociáves e  estão sempre querendo interação com os seres humanos com os quais ele conviver. Nem todos possuem a habilidade ou o desejo de falar, mas espécies como o papagaio-cinzento, o amazona oratrix, o papagaio timneh, o papagaio ecletus e o papagaio-de-nuca-amarela possuem uma certa inclinação maior para usar a linguagem humana.

Falar também reforça o vínculo entre o dono e seu pássaro. Para desenvolver essa proximidade essas aves sentem a necessidade de soar similar a quem se encontra ao seu redor - nesse caso, o tutor.

+Dona cria lista de desejos para cumprir ao lado de cadela em estado terminal

A fisiologia dos papagaios 



Sem uma boca flexível e também ser cordas vocais, aprender a falar como humanos pode ser desafiador para os nossos amigos com penas. Eles possuem uma estrutura que recebe o nome de siringe, e é similar a laringe, que se encontra no topo da traqueia de seres humanos. A siringe, localizada no peito dos papagaios, no final da traquéia, pode ser usada para reproduzir sons.

Quando o papagaio tenta usar a linguagem, o som passa pela garganta e pela boca, sendo então manipulado pela língua, o que faz com que ele consiga reproduzir a palavras que ouviu no dia a dia da casa onde vive. 

+Homem tenta economizar na hora de tosar Shi-Tzu e se arrepende profundamente

Ensinando um papagaio a falar

Oi 😄😂❤️ #vida#simplicidade #rosa#papagaio#gado#vaquejada

A post shared by Comitiva Eu De Ca & Oce De La (@eudecaeocedela) on



A repetição é um fator importante quando se está ensinando um papagaio a falar. O melhor é começar com palavras simples que podem ser usadas na comunicação diária com o animal, como "maçã" ou "sementes". Associe os ensinamentos com uma ação. Por exemplo, dê ao  papagaio um pedaço de maçã enquanto repete a palavra.

O comportamento também tem uma parte importante no processo. Um pássaro precisar confiar nas pessoas que o cercam antes de ele tentar se comunicar com elas. Construir um relacionamento forte com o animal pode simplismente transformá-lo em um exímio falante. 

+Pessoa acha carrinho de bebê abandonado e se surpreende com o que tem dentro

Dicas para ensinar o seu papagaio a falar










  • Tenha  um bom relacionamento com o animal. Um pássaro assustado ao tentar passar despercebido. Outros podem passar o dia inteiro gritando por estarem se sentindo desconfortáveis, mas nunca falaram. 
  • Um pássaro novo irá vocalizar sons semelhantes aos que escuta na tentativa de se comunicar, chamar atenção ou se enturmar com os seres humanos com os quais convive.  Se o dono mostrar que gosta e está feliz com essas tentativas, o pássaro irá continuar a aprender.
  • A última e mais importante dica para fazer com que o papagaio aprenda a reproduzir a fala dos seres humanos é elogiar. Essas aves amam atenção que recebem de seus donos, e você pode usar isso a seu favor. Mas, evite fazer muitos agrados quando as palavras ainda não estão soando claras.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!