Os animais que não se exercitam na quantidade necessária e ainda comem muita ração e petiscos correm um sério risco de sofrer com a obesidade

Uma certeza moderna é que algum tipo de exercício é necessário para uma vida saudável e equilibrada. Para os animais, isso não é diferente. Veterinários e especialistas em comportamento animal concordam que cães e gatos precisam de atividades físicas frequentes para uma vida saudável. Isso porque bichinhos sedentários correm muito risco de sofrerem com a obesidade  e terem doenças como a diabetes.            

Animais sedentários tendem a ser mais obesos
shutterstock
Animais sedentários tendem a ser mais obesos

Mudança de atitude

Se o seu animalzinho estiver no grupo dos  sedentários , você deve estar se perguntando agora: como modificar essa rotina?

O primeiro passo é identificar algumas características do bichinho, por exemplo: ele está acima do peso? Ele gosta de se movimentar e tem disposição para isso? Há quanto tempo que ele está sedentário? Como está a saúde dele?

Saber qual é a situação atual dele pode te ajudar a não ultrapassar os limites na hora de mudar a rotina. Isso é muito importante, pois o cachorro ou o gato sedentário precisa ter uma mudança gradual e prazerosa, e não uma modificação radical, que gere dores ou que torne o animal desgostoso em praticar atividades físicas.

Como começar

Se o bichinho for um cãozinho, comece com pequenas caminhadas em locais sombreados e em horários com menos calor, como o início da manhã e a partir do início da noite. Mesmo nesses horários, com temperaturas um pouco mais amenas, leve água para o seu cão.

Observe sempre como ele está se comportando, se ele está curtindo o passeio ou se está travando, se está andando de forma muito lenta, como se estivesse se arrastando. Se o animal der sinais como esses, não force, volte e tente um pouquinho a mais no próximo dia. Fazer de forma gradual essa mudança será essencial no processo, então, aos poucos acrescente tempo e distância ao passeio.

O primeiro passo para mudar a vida de cães sedentários são pequenas caminhadas
shutterstock
O primeiro passo para mudar a vida de cães sedentários são pequenas caminhadas

Se o seu cão for sociável , é possível também levá-lo a um parque, para que ele possa brincar e correr com outros amigos peludos. Outra possibilidade é, se você tiver piscina e se seu cão gostar de água, estimulá-lo a nadar.

Com gatos, a mudança é mais caseira (a não ser que seu gato saiba usar coleira e goste da rua). Vai ser preciso criar espaços interessantes  para o bichano, que o estimule a caminhar mais e a brincar pela casa.

A verticalização dos espaços é muito interessante para os gatos, pois eles são animais que gostam de subir em coisas e de ver o mundo de cima. Para isso, instale prateleiras pela casa, que permitam essa caminhada mais interessante.

Alguns brinquedos também são superestimulantes para os bichanos, principalmente os que possuem movimento e apelo de luzes, e que aguçam seu instinto de caça.

Independentemente da espécie do seu pet, brinque muito com ele. Brincadeiras são ótimas formas de fazer o seu animal se movimentar, cansar e sair da preguiça e eliminar a possibilidade de ele se encaixar no grupo dos sedentários. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.