Inspirado nos circuitos de hipismo, o agility é uma atividade física que o cão faz ao lado de seu condutor e possui muitos benefícios

A grande maioria dos cães hoje em dia moram em apartamento, sem muito espaço para se exercitar. Quando esse fator se une a uma alimentação não adequada e pequenos passeios diários, que não passam de 15 minutos, o resultado é um animal com problemas de obesidade e, consequentemente, de saúde. O agility, um esporte feito especificamente para cachorros vai de encontro a toda essa rotina. 

O agility para cães garante os exercícios físicos que os animais necessitam
shutterstock
O agility para cães garante os exercícios físicos que os animais necessitam

Feito em áreas abertas, o agility foi inspirado nos circuitos de hipismo, onde os cavalos devem passar por obstáculos o mais rápido possível e com o menor número de obstáculos derrubados, e é uma garantia de atividade física para os cachorros. Praticado em duplas, cão e dono, esse esporte promete trazer muitos benefícios não só para a saúde do animal, mas também para a convivência dentro de casa. 

Como funciona o agility 

O agility para cães  geralmente acontece em um espaço aberto, onde está montado um circuito com obstáculos e equipamentos. Dentre eles estão gangorras, rampas, muros, túneis, pneus, entre outros. O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos, envolvendo muita habilidade e agilidade. 

Existem competições oficiais do esporte. As divisões de categorias são feitas de acordo com o tamanho do cão. O Brasil participa do Campeonato Mundial de Agility desde 1999, conquistando sempre bons resultados. 

O agility para cães conta com diversos obstáculos
shutterstock
O agility para cães conta com diversos obstáculos


Benefícios para o cachorro e para o dono

Os benefícios do agility são variados. Para o cão ele proporciona atividade ao ar livre, contato com a natureza, gasto de energia necessário, socialização com ostras pessoas e animais . Para o dono, atividade física, já que ele corre ao lado do cão no percurso e diversão ao lado do bichinho de estimação. 

Além disso, toda essa interação proporciona um aumento na disciplina e obediência do cachorro em relação ao dono. A atividade ensina para o animal que a presença do dono é algo divertido e o aprendizado que ela traz será levado também para dentro de casa. Dessa forma problemas como xixi no lugar errado e agressividade ficarão no passado. 

Todo cachorro pode praticar agility? 

O agility para cães pode ser praticado por animais de todos os tamanhos, raças ou sem raça que estejam com as condições de saúde adequadas. Mas algumas raças acabam se destacando mais, é o caso da Border Collie  que, além do grande número de participantes, possui grandes campeões nas competições. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.