5 cuidados com cachorro no inverno

Apesar de não ser tão rigoroso na maior parte do Brasil, nas regiões Sul e Sudeste há dias que são realmente frios e é preciso ficar sempre atento à Saúde e bem-estar dos animais de estimação, principalmente daqueles que vivem em ambientes externos. Por isso, o médico-veterinário Marcelo Quinzani lista 5 cuidados para se ter com os cães na estação mais fria do ano.

Reduza a frequência dos banhos

Durante o inverno, os cães podem tomar banho, mas a quantidade deve ser reduzida. Você também pode escolher os dias menos frios para levá-lo ao pet shop. Mas atenção: é crucial garantir uma secagem adequada do pelo para evitar o surgimento de fungos e problemas de pele.

Jamie Street/Unsplash

Passeios nas horas menos frias do dia

A atividade física é altamente recomendada, especialmente durante o inverno, quando os cães tendem a se tornar mais retraídos. Para tornar os passeios mais agradáveis tanto para você quanto para o seu pet, é aconselhável evitar sair muito cedo ou tarde demais. Busque horários em que a temperatura esteja mais alta, priorizando momentos de maior exposição ao sol.

Alex /Unsplash

Tome cuidado com os carrapatos

Os casos de doença do carrapato aumentam no inverno. O clima seco e a falta de chuvas fazem com que eles permaneçam no ambiente por mais tempo. A doença do carrapato é grave e pode ser fatal. Para evitar que seu cachorro seja picado, é essencial que ele use uma coleira antipulgas e carrapatos ou que você aplique regularmente produtos específicos para esse fim.

reprodução shutterstock

Mantenha a vacinação em dia

Você já ouviu falar da gripe canina, também conhecida como tosse dos canis? Transmitida por uma bactéria chamada bordetella ou pelo vírus da influenza, essa doença se propaga mais durante o inverno devido ao clima seco e frio.

FreePik

Proporcione uma cama quentinha

Os cães têm o instinto de buscar locais quentes para se aquecerem, mas não custa nada criar um cantinho aconchegante com caminha e cobertores para eles. Se o seu cão vive no quintal ou em áreas externas, garanta que ele tenha um abrigo para se proteger do vento, da chuva e das baixas temperaturas. Casinhas com cobertas são boas opções para isso.

Chewy/Unsplash

E quanto às roupinhas?

Os cães ficam estilosos, mas será que realmente precisam delas? Marcelo diz que os cães geralmente não precisam de roupas, pois o inverno não é rigoroso no Brasil. No entanto, se o seu animal de estimação tiver uma saúde mais delicada, uma pelagem mais rala ou for idoso, esse conforto extra será muito bem-vindo. Cães de pelagem curta podem precisar de roupinhas quando a temperatura estiver abaixo de 17°C.

Lookstudio/Freepik

Importante

Lembre-se de que as roupas precisam ser confortáveis e adequadas ao tamanho do seu cachorro. Ele não deve se sentir apertado, e as roupinhas não devem restringir os movimentos dele. Além disso, mantenha as roupas sempre limpas e secas para evitar problemas de pele.

Ivan Babydov/Pexels

E o seu gato, está preparado para o inverno?

A maioria dos felinos domésticos vive em ambientes internos, mas isso não dispensa alguns cuidados importantes que se deve ter com esses pets nos dias frios. Veja em saiba mais!

Anna Shvets/Pexels

Muito mais conteúdo para você!

Acesse o link abaixo e fique por dentro do que acontece no mundo dos animais de estimação!

Veja mais Top Stories