O seu gato está preparado para o inverno?

De acordo com o Instituto Pet Brasil (IPB), a população de gatos foi a que registrou maior crescimento no Brasil entre 2020 e 2021. Com a chegada do inverno, é importante aumentar os cuidados com esses pets, especialmente com a vacinação contra a rinotraqueíte e a calicivirose.

No inverno, o perigo aumenta

“As doenças respiratórias podem afetar os gatos durante o ano todo, mas podem ocorrer com maior frequência no inverno, principalmente por causa do tempo seco associado a um ambiente fechado e sem ventilação”, alerta Kathia Almeida Soares, médica-veterinária da MSD Saúde Animal.

Beyzaa Yurtkuran/Pexels

É um motivo de alerta

“Para os gatos, esse ainda é um assunto pouco falado, mas é importante conscientizarmos os tutores que existem cuidados que devem ser tomados e que a prevenção por meio da vacinação é fundamental. O número de felinos está aumentando, precisamos reforçar nossas orientações”, explica Kathia

Mohammad Husaini/Pexels

Doenças virais

A rinotraqueíte e a calicivirose são as duas doenças respiratórias mais comuns nos gatos e, apesar de terem manifestações clínicas em comum, são enfermidades diferentes. São causadas por vírus, sendo transmitidas pelo contato direto entre gatos suscetíveis com gatos infectados, principalmente por meio das secreções nasal, oral e ocular.

Marcus Aurelius/Pexels

O que é a Rinotraqueíte?

Os gatinhos com rinotraqueíte podem apresentar febre, apatia, espirros, rinite, conjuntivite, sendo alguns desses sinais muitas vezes crônicos. Saiba mais sobre a doença no link.

Bogdan Farca/unsplash

O que é a Calicivirose?

Já a calicivirose além de febre, apatia, espirros e presença de corrimento nasal e ocular, tem como principal manifestação a presença de úlceras orais que trazem bastante desconforto para o animal. Saiba mais sobre a doença no link.

Brixiv/Pexels

São vírus resistentes

“Estamos falando de doenças que prejudicam a qualidade de vida do animal, sem contar que o animal pode permanecer infectado com o vírus mesmo após o tratamento e ter recidivas, como no caso da rinotraqueíte, por isso é extremamente importante que os tutores apostem na prevenção”, sinaliza Kathia.

Pexels/Pixabay

Prevenção é a solução!

As duas doenças podem ser prevenidas de maneira simples, por meio da vacinação. Hoje no mercado encontramos vacinas que protegem contra esses agentes, como a tríplice, a quádrupla e a quíntupla felinas.

Milada Vigerova/Unsplash - 24/08/2016

Visitas frequentes ao médico-veterinário

“É importante que o tutor leve o pet ao médico-veterinário para que ele oriente em relação ao produto a ser utilizado bem como o protocolo que deverá ser realizado, levando em consideração o estilo de vida do gatinho, personalizando assim a vacinação”, diz Kathia.

Brusk Dede/Unsplash

Atenção

A vacinação é importante para a saúde e bem-estar dos felinos! Ao colocar em prática essa medida preventiva, pode dizer que o seu gato está preparado não só para o inverno, mas para o ano todo!

Unsplash/Piotr Musiol

Você conhece o iG Pet Saúde?

Não espere acontecer um imprevisto e pagar caro por isso. Com o plano de saúde do iG você tem ampla assistência veterinária para cães e gatos sempre que precisar. Os planos contam com consultas, cirurgias e internação, assistência 24 horas e, é claro, vacinas. Conheça tudo o que o iG Pet Saúde te oferece no link abaixo!

Beyzaa Yurtkuran/Pexels

Muito mais conteúdo para você no Canal do Pet!

Acesse agora mesmo o link abaixo e fique por dentro de tudo no mundo dos bichinhos de estimação!

Veja mais Top Stories