Música clássica é opção para melhor bem-estar e ansiedade dos pets
Reprodução/Portal 6 - 30.08.2022
Música clássica é opção para melhor bem-estar e ansiedade dos pets

Sensíveis, verdadeiros e companheiros. Os pets definitivamente conquistaram os corações humanos e viraram opção de adoção principalmente para as pessoas que não querem ter filhos. Com essa realidade, o mercado pet se beneficiou e cresceu 27% somente em 2021, atingindo R$ 51,7 bilhões, de acordo com dados do Instituto Pet.

Com mais pessoas adotando animais de estimação ou até mesmo comprando, alternativas também surgem para que o animal possa ter uma boa qualidade de vida, como é o caso da  adesão da aromaterapia e a música clássica para os pets. Esta última é a que falaremos mais sobre.

Para deixar os bichinhos mais calmos, por exemplo, a música clássica pode ser adotada para reduzir a ansiedade dos cachorros e contribuir para o seu bem-estar.

“Há estudos que comprovam que a música clássica consegue acalmar o pet, aumentando o tempo de sono e tranquilidade, diminuindo os sinais de ansiedade como lambeduras psicogênicas e tremores , ajudando também em situações de medo, como  fogos de artifício e tempestade”, explica a médica veterinária Laís Bandiera Borges Abbas, de 29 anos, que trabalha na Bable Pet.

Para adotar a música clássica na rotina do pet, basta introduzir na rotina dele diariamente, seja em momentos específicos em que o animal apresente um aumento do nível de estresse, ou apenas para promover um relaxamento extra. Mas é preciso também que ocorra um cuidado no volume do som, porque os pets apresentam grande sensibilidade auditiva. Isso porque os  cães captam frequências entre 15 e 40.000 Hz e os gatos ainda mais, podendo alcançar faixas ultrassônicas de até 1.000.000 Hz .

Um estudo realizado durante quatro horas pela veterinária Débora Wells, psicóloga PhD em bem-estar de cães, mostrou que os cachorros permaneceram tranquilos e com comportamento sugestivo de relaxamento. Por isso, não há um tempo mínimo e nem máximo.

Além disso, a pesquisa feita com 50 cães alojados em abrigos expôs eles a cinco tipos diferentes de sons: conversa humana, música clássica, heavy metal, pop e silêncio total. No fim, concluíram que a  atividade e a vocalização dos cães estavam diretamente relacionadas à influência auditiva aos sons que ouviam.

Nesse caso, as músicas mais agitadas, ao contrário da música clássica, podem trazer efeitos adversos ao bem-estar do pet. O rock e o heavy metal, por exemplo, podem deixar o animal agitado, inquieto e ansioso. Desse modo, os estilos musicais que tendem a agradar mais os cães são aqueles que apresentam melodias mais suaves. Por isso, a música clássica não tem contraindicações e nem efeitos colaterais.

Nesse processo, há ainda músicas recomendadas e que já foram atestadas para o pet ouvir. O canal Dog TV é um bom lugar para achar sons relaxantes, além das músicas clássicas, mas também sons como o da natureza, canto gregoriano e sons para meditação.

Além disso, a artista Lisa Spector, uma pianista dos Estados Unidos que se dedica a tocar músicas para acalmar cachorros e tem seu álbum nas plataformas de streaming e o álbum “Through a Dog’s Ear”, de Joshua Leeds, considerado um marco no uso de música para o relaxamento dos cães.

“A ciência já comprovou que as ondas sonoras refletem na energia do animal, assim como nós humanos. Por isso, a música afeta o humor e comportamento dos pets”, completa Laís Bandeira.

Músicas recomendadas para relaxar o pet

Músicas com melodias mais calmas são as preferidas dos animais quando o assunto é relaxar
Reprodução/Portal 6 - 30.08.2022
Músicas com melodias mais calmas são as preferidas dos animais quando o assunto é relaxar
  1. Moonlight Sonata e Piano concert de Ludwig van Beethoven
  2. Fantaisie-Impromptu de Frédéric Chopin
  3. La Mer de Claude Debussy
  4. Piano trio in A-minor de Maurice Ravel
  5. Goldberg-Variations (BWV 988) de Johann Sebastian Bach
  6. Prelúdio e Fuga em dó maior, de Johann Sebastian Bach
  7. Sonata em si bemol menor, Op. 35, de Frédéric Chopin
  8. Sonata em lá maior, K.331, de Wolfgang Amadeus Mozart
  9. Sonata em lá maior, D. 959, de Franz Schubert
  10. Scherzo em mi maior, Op. 54, de Frédéric Chopin

Para garantir que o seu pet terá toda a ajuda sempre que precisar, o iG Pet Saúde conta com planos que incluem visitas de rotina, internações, cirurgias, aplicações de vacinas e muito mais.  Conheça todas a vantagens de se ter um plano de saúde pensado especialmente para deixar o seu pet feliz!

Acompanhe o  Canal do Pet  e mais destaques do  Portal iG no Telegram!

** Julio Cesar Ferreira é estudante de Jornalismo na PUC-SP. Venceu o 13.º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão com a pauta “Brasil sob a fumaça da desinformação”. Em seus interesses estão Diretos Humanos, Cultura, Moda, Política, Cultura Pop e Entretenimento. Enquanto estagiário no iG, já passou pelas editorias de Último Segundo/Saúde, Delas/Receitas, e atualmente está em Queer/Pet/Turismo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!