Músicas clássica geralmente deixam os animais de estimação mais calmos
shutterstock
Músicas clássica geralmente deixam os animais de estimação mais calmos

É cientificamente comprovado que a música afeta diretamente as sensações humanas, mesmo físicas e emocionais. Não é incomum que alguém tenha uma playlist especial para momentos em que precisa se concentrar, relaxar ou para praticar exercícios. Isso não é diferente com os animais de estimação. Cães e gatos, por exemplo, podem se sentir mais relaxados, ansiosos e até irritados com determinados estilos de música, frequência de sons e volume.

A habilidade de um cão em distinguir entre diferentes sons afeta não apenas a forma como eles ouvem, mas como se comunicam. Ao uivar, por exemplo, embora para os ouvidos humanos possa parecer sempre o mesmo som, eles podem expressar sensações como solidão ou atender ao chamado de outros cães – mesmo que para os nossos ouvidos sejam imperceptíveis.

A audição dos gatos é ainda mais sensível que a dos cães e conseguem ouvir bem até mesmo quando estão dormindo. Além de ouvir os sons, eles podem até mesmo sentir as vibrações por meio de pelinhos nas patas dianteiras. A orelhas dos gatos são excelentes aparelhos auditivos que podem captar sons de qualquer direção, sem que eles precisem mover a cabeça. Isso tudo é questão de sobrevivência, na natureza, além de grandes caçadores, eles também precisam escapar de inúmeros predadores.

A música é indicada até mesmo para ajudar a relaxar os pets em épocas como festas juninas e Réveillon, quando há um alto índice de queima de fogos, que são prejudiciais à saúde dos animais. Alguns  canais de TV  e  serviços de streaming  montam playlists, com cerca de cinco horas de músicas relaxantes dedicadas especialmente para eles.

Da música clássica ao metal

Os cães não são muito fãs de rock pesado
bublikhaus
Os cães não são muito fãs de rock pesado

Os cães costumam ficar mais calmos e até dormir quando expostos a algumas músicas clássicas. O oposto acontece quando ouvem músicas com batidas mais pesadas e agitadas, como o heavy metal, que deixam os cães mais ansiosos.

Estudos conduzidos pela psicóloga Deborah Wells, da Queens University, na Irlanda do Norte (Reino Unido), indicaram que, embora a música pop tenha pouco ou nenhum efeito emocional visível nos cães, a música clássica tem efeitos calmantes, ajudando a reduzir os níveis de estresse.

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Para a tristeza dos metaleiros amantes dos animais, ao serem expostos aos heavy metal, a maioria dos cães se levantaram e deixaram o ambiente onde estava tocando a música. A questão não chega a ser nenhum preconceito musical por parte dos caninos. Como outros estudos que testaram estilos como rock suave, reggae, música pop, clássico e Motown, os estilos musicais que tendem a agradar mais os cães são aqueles que apresentam melodias mais suaves.

A música humana e os felinos

Músicas com melodias suaves deixam os gatos mais relaxados
FreePik
Músicas com melodias suaves deixam os gatos mais relaxados

Assim como os cães, os gatos ficam mais calmos e relaxados com as melodias mais suaves e volumes mais amenos. Porém, ao contrário dos cachorros, os gatos parecem um pouco mais indiferentes em relação as músicas “comuns”, devido às vibrações.

Os gatos são bem sensíveis em relação a isso. Os primeiros sons que um gato ouve são os batimentos do coração da mãe, do ronronar e dos ruídos provocados quando estão amamentando. Todos esses sons, ou vibrações, trazem ao felino uma sensação de conforto e segurança.

Com base na estrutura dos sons do ronronar, a frequência e o andamento são fundamentais para fazer uma música agradável para os gatos. Essa “velocidade de ronronar” sincroniza os batimentos cardíacos e permite que os gatos relaxem completamente. Para comparação: o ronronar cria cerca de mil batidas por minuto.

Sons agressivos, repetindo ritmos em staccato e acordes não soam bem aos ouvidos dos gatos. Tendo em mente, o compositor David Teie, junto a um grupo de cientistas, buscou frequências mais próximas aos sons que os gatos fazem ao se comunicar e compôs uma série de músicas dedicadas especialmente para os ouvidos felinos .

Músicas que podem relaxar o seu pet

  • Moonlight Sonata e Piano concert de Ludwig van Beethoven
  • Fantaisie-Impromptu de Frédéric Chopin
  • La Mer de Claude Debussy
  • Piano trio in A-minor de Maurice Ravel
  • Goldberg-Variations (BWV 988) de Johann Sebastian Bach

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!