Os sticks para limpeza dental dos cães são seguros e eficazes, mas se usados de maneira correta
Myléne/Pixabay
Os sticks para limpeza dental dos cães são seguros e eficazes, mas se usados de maneira correta

Escovar os dentes após cada refeição é algo que faz parte da rotina das pessoas, mas o mesmo cuidado quando se trata dos animais de estimação nem sempre acontece. Embora possa parecer algo até estranho para muitas pessoas, o cuidado com a saúde bucal de cães e gatos é muito importante para a saúde dos pets como um todo.

Além das escovas e cremes dentais para animais, no mercado pet é possível encontrar uma série de produtos que prometem auxiliar na limpeza dos dentes, especialmente dos cachorros, alcançando até mesmo os dentes mais difíceis, e também ajudando com a manutenção da saúde das gengivas.

Considerando que esses são produtos que os tutores oferecem aos cães de forma bem semelhante a que oferecem um petisco, seriam realmente eficazes para o propósito que afirmam ter na embalagem? Para saber mais sobre esses “sticks” que prometem a limpeza dental dos animais de estimação, o Canal do Pet buscou a orientação da médica veterinária Fernanda Ambrosino.

A especialista explica que os sticks são elaborados com a finalidade de auxiliar na saúde bucal do pet, sendo diferentes dos petiscos comuns. “Os sticks apresentam textura e formato que estimulam a mastigação e, utilizando a ação mecânica do ato de mastigar para retirar bactérias e restos de alimentos que ficaram presentes nos dentes e gengiva do pet”, afirma.

Existem alguns que contam com moléculas patenteadas que ajudam a prevenir o acúmulo de bactérias na boca, ajudando a manter o hálito do pet mais agradável e evitando a formação do biofilme bacteriano.

Sticks x escovas

Brinquedos também ajudam na remoção da sujeira, mas não contam com nenhum ativo que auxilie também na proteção contra bactérias e tártaro
Myléne/Pixabay
Brinquedos também ajudam na remoção da sujeira, mas não contam com nenhum ativo que auxilie também na proteção contra bactérias e tártaro

Fernanda afirma que os bastões de limpeza funcionam, mas não substituem a limpeza feita com a escovação ou a limpeza de tártaro feita por um médico veterinário. “Os sticks são uma forma segura, confiável e saudável de aumentar o espaço de tempo entre estas ações, o que pode ser vantajoso tanto para o pet quanto para o tutor”, explica.

Dar um stick ao final do dia, sempre após a última refeição do pet, geralmente é o suficiente para que o produto atinja o efeito esperado.

O enxaguante bucal dos pets

Existem produtos bem semelhantes ao enxaguante bucal usado pelas pessoas, sendo que a versão pet é misturada com a água que o cachorro ou o gato irá beber durante o dia. Fernanda Ambrosino afirma que esses produtos também podem ser usados na rotina dos pets de forma segura, sendo também um aliado da escovação e da avaliação odontológica feita por um médico veterinário.

Ossos e brinquedos

Todo cuidado é pouco para manter o seu cachorro saudável e feliz
Adina Voicu/Pixabay
Todo cuidado é pouco para manter o seu cachorro saudável e feliz

Em petshops ou nas populares casas de ração podem ser facilmente encontrados  ossos naturais que dizem ajudar na remoção do tártaro e a melhorar o hálito do animal.

“Diferente dos Sticks que têm a finalidade de promover a limpeza e a higiene bucal, os ossinhos não apresentam formulação específica para eliminar bactérias, remover placa e prevenir a formação do biofilme”, afirma a veterinária. “Eles atuam apenas de forma mecânica na remoção da sujeira entre os dentes”.

Existem brinquedos que prometem auxiliar nessa função,  sendo mais rígidos que um brinquedo mastigável comum, a veterinária afirma que eles auxiliam na remoção mecânica (pelo ato de morder/mastigar) da sujeira entre os dentes do cão, mas não contam com qualquer efeito na prevenção da formação de placas bacterianas e tártaro.

Leia Também

(Continue a leitura logo abaixo)

Leia Também

Existem também os conhecidos “ossos de couro”, que prometem o controle do tártaro e a limpeza dos dentes, porém podem não ser a melhor opção para oferecer aos cães,  por apresentarem riscos à segurança do animal.

Sabendo usar, é seguro

Cães e gatos precisam de cuidados com a saúde bucal
reprodução shutterstock
Cães e gatos precisam de cuidados com a saúde bucal

Fernanda afirma que os produtos para a limpeza dos dentes dos animais, como sticks, e soluções bucais (semelhantes ao enxaguante) não apresentam nenhum risco aos animais, desde que o tutor siga corretamente as orientações de um médico veterinário e do fabricante do produto.

A maçã que limpa os nossos dentes

A maçã é considerada uma fruta “detergente”, causando um atrito que ajuda a remover parte da sujeira superficial dos dentes das pessoas, ajudando também na produção de saliva, protegendo contra a formação de cáries e massageando os tecidos da gengiva.

A maçã é uma das frutas seguras para oferecer aos cães, desde que esteja sem as sementes e sem a casca, mas será que elas também ajudam a limpar os dentes dos pets? A veterinária explica que não.

“A maçã pode ser ofertada como petisco, de forma moderada, sem casca e sem semente. Mas, para atuar na remoção da sujeira superficial dos dentes, os ossinhos e os sticks ainda são a melhor opção, já que foram feitos especialmente com essa finalidade e pensado no formato dos dentes e da boca dos cães”.

Aos olhos dos profissionais

Apesar de essas opções serem boas para manter a saúde bucal em dia, o interessante é escovar os dentes do cão com escova e pasta também
Reprodução/Shutterstock
Apesar de essas opções serem boas para manter a saúde bucal em dia, o interessante é escovar os dentes do cão com escova e pasta também

Nos Estados Unidos um grupo de especialistas formou a VOHC (Veterinary Oral Health Council, ou Conselho Veterinário de Saúde Bucal, em tradução livre), uma organização que visa regulamentar produtos voltados para a saúde bucal dos animais de estimação.

No Brasil há uma iniciativa semelhante feita pela Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (ABOV). “Não é uma agência regulamentadora, mas reúne profissionais renomados na odontologia veterinária que têm o objetivo de disseminar os conhecimentos sobre a área e normatizar os procedimentos de saúde oral realizados nos pets”, explica Fernanda.

O velho e nem tão bom palito de dente

Muitas pessoas fazem o uso dos conhecidos “palitos de dente”, em vez de usar o fio dental, muito recomendado pelos dentistas. Ao contrário dos palitos de madeira, sticks para pets são soluções bem vistas pelos profissionais veterinários e são ótimas ferramentas para auxiliarem na saúde bucal dos pets. “Eles não substituem a escovação e a limpeza de tártaro (quando necessária), mas facilitam a manutenção de uma cavidade oral limpa”, completa a veterinária.

O iG Pet Saúde te ajuda a cuidar da saúde do seu animal de estimação,  são mais de 100 clínicas parceiras, mas o tutor ainda pode escolher aquela que já confia. Conheça!

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários