A higiene bucal é uma etapa importante no dia a dia do pet, assim como tomar banho e ser tosado. Hoje já existem diversos métodos para manter a limpeza dos dentes em dia, sendo a escovagem uma delas. Para isso, é preciso encontrar uma escova e pasta de dente para cachorro. Não pode ser itens de uso humano, é necessário comprar aqueles próprios para espécie.

Leia também: Escovação dos dentes melhora a qualidade de vida dos pets

No entanto, como a limpeza dos dentes não é tão comum entre os donos, eles podem achar caros esse produtos nos pet shops já que vendem pouco. Uma solução inteligente é investir em receitas caseiras de pasta de dente para cachorro . Além de economizar, você estará produzindo um item eficiente. 

Não precisa mais gastar dinheiro com esses produtos caros e que, muitas vezes, decepcionam. Com algumas instruções simples e ingredientes encontrados em casa já é possível preparar uma pasta de dente. E o melhor, todas elas são eficazes na luta contra bactérias e tártaro.

Bicarbonato de sódio e água

Hoje já existem diversos métodos para manter a limpeza dos dentes do pet em dia, sendo a escovagem uma delas
reprodução shutterstock
Hoje já existem diversos métodos para manter a limpeza dos dentes do pet em dia, sendo a escovagem uma delas

Essa receita é bem fácil de fazer e só contém dois ingredientes. O bicarbonato de sódio é conhecido por suas propriedades no auxílio da higiene bucal e com os cães ele funciona perfeitamente. Além de remover as manchas e clarear o esmalte do dente, previne o mau hálito e alivia o mal estar em caso de úlcera na cavidade bucal. 

Por causa de sua eficiência, o bicarbonato é ótimo para fazer uma pasta de dente caseira. Veja como fazer. 

Ingredientes:

  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de sopa de água

Coloque os dois ingredientes em um recipiente pequeno e misture até formar uma pasta homogênea. O composto já está pronto para higienizar os dentes do canino. Lembre-se de tampar o recipiente e manter em temperatura ambiente para conservar o produto. 

Levado de cerveja

Uma solução inteligente é investir em receitas caseiras de pasta de dente para cachorro. Além de economizar, você estará produzindo em casa um item eficiente
reprodução shutterstock
Uma solução inteligente é investir em receitas caseiras de pasta de dente para cachorro. Além de economizar, você estará produzindo em casa um item eficiente

Uma mistura fácil de preparar e bastante eficaz. O ingrediente levado de cerveja possui propriedades que eliminam as bactérias, contribuindo para prevenir a placa bacteriana, o tártaro e o mau hálito. A casca de limão serve para conferir um gosto agradável à pasta e branquear os dentes.

Leia também: Saiba quais itens básicos você precisa ter antes de levar um cachorro para casa

Por último, o sal fino ajuda a acalmar a dor e reduzir o desconforto caso o cachorro tenha alguma inflamação na gengiva ou outra zona da boca. As ervas aromáticas entram na receita para garantir um aroma e ajudar no mau hálito.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de levado de cerveja
  • 1 colher de café de ervas aromáticas moídas (adequadas para cachorro, como hortelã, tomilho ou eucalipto)
  • 1 colher de casca de limão ralada
  • 1 colher de café de sal fino

Coloque todos os ingredientes juntos em uma embalagem de vidro e com tampa. Feche e misture até obter um composto homogêneo. Guarde dentro da geladeira para conservar, pois a levedura fermenta rapidamente e pode virar ácido.

Coco e estévia

Com algumas instruções simples e ingredientes encontrados em casa já é possível preparar uma pasta de dente
reprodução shutterstock
Com algumas instruções simples e ingredientes encontrados em casa já é possível preparar uma pasta de dente

A estévia é um ingrediente pouco utilizado no dia a dia, mas bastante eficaz quando o assunto é higiene bucal. É ótimo para eliminar qualquer tipo de fungo e, consequentemente, combate a placa e o mau hálito. Já o óleo de coco é ótimo para prevenir a cárie, além de atuar como "cola" para todos os itens da receita.

Os óleos naturais irão garantir o bom hálito do pet. O bicarbonato, como já foi explicado, é perfeito para higiene bucal, ajudando a remover as manchas, clarear o esmalte, dentre outras propriedades.

Ingredientes:

  • 4 colheres de folhas de estévia trituradas
  • 2 colheres de óleo de coco orgânico
  • 2 colheres de bicarbonato de sódio
  • 15 gotas de óleos essenciais aromáticos comestíveis (adequadas para cachorro, como hortelã, tomilho ou eucalipto)

Ponha a estévia, bicarbonato de sódio e óleo de coco dentro de um recipiente e misture bem. Vá colocando gotas dos óleos essenciais aromáticos pouco a pouco. O ideal é ir provando até conseguir um sabor agradável e não muito intenso. Conserve a mistura na geladeira e utilize-a em até cinco dias. Após esse período a pasta pode estragar.

Leia também: Você sabia que seu pet também precisa escovar os dentes? Entenda mais

Caldo de frango e ervas aromáticas

Jamais utilize produtos humanos para escovar os dentes do cão
reprodução shutterstock
Jamais utilize produtos humanos para escovar os dentes do cão

Pode parecer estranho incluir caldo de frango na receita, mas esse ingrediente confere um sabor agradável à pasta de dente. Como os cães costumam engoli-la, o gosto de carne facilitará a rotina de higiene.

Além disso, as ervas aromáticas ajudarão no controle do mau hálito e também garantem o perfume da receita. Já o óleo vegetal será a substância que dará liga a todos os ingredientes. 

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de caldo de galinha (sem sal e sem cebola)
  • 1 colher de café de ervas aromáticas moídas (adequadas para cachorro, como hortelã, tomilho ou eucalipto)
  • 1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1/2 colher de óleo vegetal

Misture todos os ingredientes em um recipiente de vidro até formar uma substância homogênea. Tampe e coloque na geladeira para conservar. É importante consumir durante cinco dias por causa do caldo de frango. 

Dicas para manter a higiene bucal do cão

Cuidar dos dentes de cães é muito importante para a saúde deles
shutterstock
Cuidar dos dentes de cães é muito importante para a saúde deles

Para manter em dia a saúde dentária do pet, é importante escovar entre duas e três vezes por semana. Coloque pouquíssimo bicarbonato nas receitas caseiras, pois em grande quantidade pode ser tóxico para os cães. Se notar alguma reação após o uso, consulte rapidamente o veterinário.

Leia também: Com qual frequência é preciso limpar os dentes do cachorro?

A pasta de dente para cachorro  caseira e industrial não precisam de enxágue. Elas são feitas para serem engolidas. E, acima de tudo, jamais utilize produtos humanos para escovar os dentes do pet. Os químicos presentes na nossa pasta são nocivos para o organismo dos animais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!