Os cães que possuem diabetes do tipo 1 devem tomar insulina todos os dias
shutterstock
Os cães que possuem diabetes do tipo 1 devem tomar insulina todos os dias











O diabetes melittus também pode se manifestar em cães e gatos. Assim como acontece nos seres humanos, o organismo para de produzir insulina ou fabrica o hormônio em quantidade insuficiente para as necessidades diárias. Com isso, a glicose não penetra nas células e fica acumulada no sangue. Assim que o diagnóstico é feito, tanto os cães, como os gatos podem necessitar de terapia com insulina, a fim de controlar a doença.

Sem tratamento, essa doença pode causar cegueira, demora na cicatrização de machucados e, em casos mais graves, afetar órgãos vitais, como rins e coração. A profissional na área de endocrinologia veterinária, Raquel Almeida, descreve os sintomas em que o tutor deve estar atento para garantir a qualidade de vida de seu animal.

Sintomas

Em cães e gatos, o aumento do volume de urina (poliúria), da ingestão de água (polidipsia), do apetite (polifagia) e a perda de peso são as manifestações clínicas mais evidentes.

Fatores de risco

Os cães podem desenvolver a diabetes tipo 1 (quando o organismo não produz a insulina), porém doenças hormonais como a produção excessiva de cortisona (Síndrome de Cushing), a progesterona produzida principalmente na fase pós-cio nas fêmeas, medicações (principalmente aquelas que tem como base a cortisona) são fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Os felinos desenvolvem, na maior parte das vezes, a diabetes tipo 2. Ou seja, ele produz insulina, porém, sua ação está defeituosa, principalmente em decorrência da obesidade e de endocrinopatias como o hipertireoidismo.

Sinais de alerta imediato

Falta de apetite, vômito e a prostração são sintomas de alerta em que o tutor deve estar atento. Nestes casos, é preciso levar o pet imediatamente ao pronto atendimento, pois podem ser indícios de uma descompensação da doença, que necessita de terapia emergencial. Outro sintoma que requer atendimento imediato são os episódios convulsivos, que podem ser sinais de hipoglicemia (glicemia baixa).

Você viu?

Alimentação

A rotina alimentar de cães diabéticos deve ser rica em fibras, com uma proteína de alto valor biológico e carboidratos complexos. Atualmente, existem rações terapêuticas específicas para esses pacientes. Já os gatos necessitam de um alimento com valor proteico elevado e com baixos níveis de carboidratos, sendo os alimentos úmidos os melhores tipos a serem administrados pelo tutor.

Acompanhamento médico

Após o uso da seringa para a aplicação de insulina, coloque em uma caixa apropriada e leve para descartar num local seguro
reprodução shutterstock
Após o uso da seringa para a aplicação de insulina, coloque em uma caixa apropriada e leve para descartar num local seguro

Os pacientes diabéticos devem ser monitorados semanalmente até o tutor adquirir segurança sobre o tratamento que será instituído. Após a definição, o acompanhamento pode ser realizado pelo menos duas vezes ao ano com um médico veterinário endocrinologista para controle não só da glicemia, mas de eventuais doenças que podem estar associadas ao diabetes. Os felinos devem ser acompanhados com o dobro da frequência.

Glicemia

Não é necessário mensurar diariamente a glicemia do pet. A melhor maneira de avaliar o controle da diabetes é observar os sintomas clínicos iniciais. No início do tratamento, o indicado é que o acompanhamento seja realizado pelo médico veterinário especialista. Caso seja necessário, o veterinário irá orientar o tutor sobre como fazer o teste em casa e em qual frequência.

Raças mais suscetíveis a desenvolver a doença

Em cães como os da raça labrador são mais propícios a adquirir a doença
shutterstock
Em cães como os da raça labrador são mais propícios a adquirir a doença

Em cães, a propensão é maior para desenvolver a doenças em raças como Beagle, Labrador , Poodle e Golden Retriever. Em gatos, a enfermidade é mais comum na linhagem do Sagrado da Brimânia.

O gênero também interfere na propensão ao diabetes. As cadelas são mais predispostas, em decorrência, principalmente, da progesterona. Já no caso dos felinos, os machos são os mais predispostos, pois, como grande parte do gênero é castrado, há uma tendência ao desenvolvimento de obesidade, caso não haja controle da quantidade de alimento ofertado. Vale ressaltar que animais sem raça definida também podem desenvolver a diabetes.

Como o objetivo de orientar a população a respeito da importância da prevenção ao diabetes mellitus, o Hospital Veterinário FMU realizará uma campanha entre os dias 24 e 31 de março em São Paulo. Os animais receberão uma avaliação gratuita. É importante ressaltar que o acesso à unidade será controlado para evitar aglomeração e cada animal deverá estar acompanhado por apenas uma pessoa. O uso de máscara é obrigatório, bem como será feita aferição de temperatura e higienização das mãos na entrada do local.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!