Como manter a saúde mental dos pets?

Assim como nós, nossos bichinhos se estressam e se deprimem. Por isso, é importante que tenhamos os devidos cuidados para que eles não fiquem doentes. Confira:

Escutar música

Melhora o humor e ajuda a diminuir o estresse e ansiedade dos bichinhos. O ideal é que a altura seja de som ambiente e as músicas sejam calmas.

Unsplash/James Barker

Assistir televisão

Você sabia que existem canais dedicados exclusivamente aos companheiros de quatro patas? Possuem imagens e sons gravados especialmente para eles, mas nada de deixá-los muito tempo em frente a tela! Isso também pode prejudicar os bichinhos.

Unsplash/Jamie Street

Carinhos em forma de massagem

Coloque seu gato ou cachorro em uma superfície confortável (como um almofadão, travesseiro ou a sua própria caminha) e comece a fazer carinhos alongados pela área na qual ele mais gosta de receber carinho.

Unsplash/Edgar N

Fique um tempo longe

Não é saudável que o animal fique o tempo todo junto com o dono ou alguém da família. Isso pode causar problemas como ansiedade de separação posteriormente.

Unsplash/Roberto Nickson

Cuidados com a higiene

Caso tenha passeado com o cachorro em ambientes externos, o dono deve higienizar as patas com água corrente e um shampoo veterinário ou com sabonete de glicerina neutro antes de deixar ele solto dentro de casa. O mesmo vale para os gatos caso eles resolvam dar um passeio.

Unsplash/James Sutton