Assim como nós, os animais também envelhecem e podem desenvolver algumas condições físicas decorrentes da idade. Uma delas é a incontinência urinária , que atinge majoritariamente cães na fase idosa, e que precisa ser acompanhada por um médico veterinário para que não abra espaço para doenças oportunistas.
Leia mais:
- Donos deixam cães em hotéis por medo da Covid-19
- Gato tem "cérebro congelado" depois de comer sorvete; veja
- Como proteger seu animal de estimação do clima frio
O médico veterinário Vitor Castro, da AmahVet, explica que existe uma série de fatores que causam a incontinência em cães e, que o mais comum deles, é o envelhecimento dos músculos ao redor do sistema urinário. “As fêmeas têm mais chances de desenvolver incontinência do que os machos, e algumas raças maiores têm uma predisposição para esse problema com a idade”, conta.
A incontinência urinária pode ser um sintoma de outros problemas
Algumas doenças podem fazer com que o animal não tenha controle do xixi. “Inflamação do sistema urinário e cistite, uma infecção, ou o desenvolvimento de cálculos (chamado de urolitíase). Doenças gerais como diabetes ou distúrbios neurológicos também podem causar incontinência”, explica o veterinário.
E, além disso, o peso do animal também influencia na parte urinária. “Há sugestões de que a obesidade possa afetar a probabilidade de incontinência, especialmente em fêmeas castradas. O conceito é que o peso da gordura em torno do sistema urinário tem um impacto mecânico sobre os músculos, que pode acabar causando o problema”, completa.
Portanto, ao perceber que seu cão está fazendo muito xixi no lugar errado, o ideal é levá-lo ao veterinário, principalmente se ele for velhinho. “A incontinência também é causada por alterações neurológicas, como a síndrome da disfunção cognitiva canina”, finaliza Vitor.
Como tratar a incontinência urinária em cães
Segundo Vitor, o importante é identificar a causa para, assim, tratar o problema. “Se for um problema muscular, o veterinário poderá prescrever certos estimulantes que induzem melhor controle dos músculos urinários.”
No caso de outras doenças que causam a incontinência, o veterinário poderá sugerir intervenções terapêuticas medicamentosas, alimentares, ou até cirúrgicas. Mudanças no estilo de vida, como incentivar seu cão a ser mais ativo e, portanto, reduzir o risco de novos problemas urinários também são opções para resolver o problema.
Casos em que o pet idoso precise de fraldas, existem próprias para animais, mas cuidado: o veterinário orientará sobre medidas de higiene e prevenção de assaduras, evitando que o cão tenha desconforto ao usá-las.