Quem tem um animal de estimação sabe que eles precisam brincar. Muitos brinquedinhos tem espuma, fitas, e até pedaços que podem ser facilmente engolidos por cachorros e gatos, e isso pode causar grandes problemas para a saúde do pet. Um desses problemas é a obstrução intestinal, que em casos graves precisa de intervenção cirúrgica.

Leia também: Porquinho da Índia com diarreia? Saiba o que pode estar causando o problema

Fique de olho se seu gato ou cachorro está defecando normalmente. Se não, pode ser obstrução intestinal
Shuttersock
Fique de olho se seu gato ou cachorro está defecando normalmente. Se não, pode ser obstrução intestinal


A obstrução intestinal acontece quando acidentalmente cães e gatos engolem objetos que não conseguem ser expelidos pelo organismo de forma natural, bloqueando uma alça do intestino e impossibilitando que o animal faça cocô . Isso  causa muito desconforto e pode ser letal para o pet. Caso o pet tenha um comportamento estranho, onde ele sempre procura objetos não comestíveis para ingerir, ele pode sofrer do transtorno de pica, que é a necessidade de comer coisas que não são alimentos. 

Leia também: Quer viajar com seu gato? Saiba como deixá-lo numa boa na caixa de transporte

Apesar de serem mais "frescos" e não terem tanta propensão a comer coisas estranhas, os gatos levam um agravante: os "espinhos" de queratina de suas línguas torna muito mais difícil que o animal cuspa algo que foi engolido acidentalmente, como fitas e linhas. Muitos donos acreditam que esses sejam os brinquedos perfeitos, mas são extremamente perigosos, fazendo com que esse corpo estranho linear, como é chamado, cause asfixia, bloqueios, ou até rasgando as paredes do intestino. 

Os cães são mais brincalhões e por isso podem destruir facilmente objetos ao seu redor. Por isso a atenção deve ser redobrada quando o animal fizer sujeira com espumas, principalmente, porque elas podem ser engolidas, aumentar de tamanho e obstruírem o intestino. 

Sintomas de obstrução intestinal em cães e gatos

  • Falta de fome e sede;
  • Vômitos após ingestão de alimentos e água;
  • Desidratação;
  • Posição "acocorada" em gatos (quando eles ficam encolhidos como se fossem expelir uma bola de pelos);
  • Vômito com cheiro de fezes;
  • Ausência de fezes;
  • Animal constantemente cansado

Leia também: Leia também: Sua ansiedade pode estar estressando seu gato; saiba o porquê

Como diagnosticar obstrução intestinal

Primeiro, você deve levar seu animal em um médico veterinário. Ele irá apalpar e pedir um exame de imagem, como ultrassom, para confirmar se o pet está com alguma doença ou com o intestino obstruído. Caso seja um corpo estranho que possa ser evacuado de forma natural, o veterinário irá prescrever algum remédio que ajude na eliminação. Caso contrário, seu animal de estimação pode ser submetido à cirurgia. É importante reconhecer os sintomas o mais rápido possível, porque essa condição pode ser fatal se não for tratada de forma correta. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!