Quem tem um Porquinho da Índia como animal de estimação sabe que as fezes do animal são fáceis de limpar por serem sequinhas e pequenas, num formato parecido com uma bala tic tac. Porém não é raro encontrar o Porquinho da Índia com diarreia, que esteja defecando um material mais grudento, molhado e desuniforme.

Leia também: Doenças do porquinho da Índia: conheça as principais e saiba o que fazer

Um Porquinho da Índia com diarreia pode estar com sério problema de saúde ou apenas com alimentação pobre
shutterstock
Um Porquinho da Índia com diarreia pode estar com sério problema de saúde ou apenas com alimentação pobre

Nessas situações, o dono do Porquinho da Índia com diarreia deve prestar muita atenção em todos os sintomas demonstrados. A combinação deles pode evidenciar a causa do problema, algumas opções são: qualidade da alimentação, infecções, parasitas e escorbuto. 

Caso o animal não recebe atendimento especializado e tratamento adequado, pode desidratar rapidamente e até ir a óbto. Por isso, a diarreia não deve ser negligenciada, principalmente quando o bichinho não está se alimentando ou bebendo água.  

Como identificar o Porquinho da Índia com diarreia?

A diarreia no roedor pode ser identificada, principalmente, de duas formas: a primeira delas é observar a consistência e o formato das fezes no momento de recolhe-las e limpar a gaiola ou o cercadinho do animal; a segunda pode estar evidenciada no corpo do próprio porquinho, que fica com os pelos da região anal sujos, coisa que não acontecem quando eles estão completamente saudáveis. 

Leia também: Aprenda a fazer o melhor cercado para Porquinho da Índia

Causas da diarreia no Porquinho da Índia 

  • Alimentação inadequeda: esses roedores precisam ter uma alimentação rica em fibras, tanto para a constituição das fezes, quanto para o auxílio de desgaste dos dentes. Feno e ração de boa qualidade e verduras ricas em vitamia C são suficientes para o bichinho. A ingestão de pouca fibra ou alimentos inadequados como alface, couve-flor e rabanete podem causar a diarreia. 
  • Parasitas: a diarreia também pode ser causada pela presença de parasitas no corpo do porquinho. Nesses casos, o problema costuma ser constante. É preciso procurar um veterinário especializado em roedores para que ele faça exames e receite remédios próprios e na dose certa para o bichinho. Oferecer qualquer medicação para desparasitar um Porquinho da Índia pode causar sérios problemas de intoxicação. 
  • Infecções: além dos parasitas, bactérias presentes no sistema digestivo do animal podem causar a diarreia. Só um veterinário especializado saberá fazer esse diagnóstico e tratá-lo. 
  • Escorbuto: essa doença é causada pela falta de vitamina C e tem como sintomas a perda de apetite, doenças respiratórias, hemorragias internas, hipersalivação e a diarreia. Portanto, se a diferença na consistência das fezes estiver ligada a alguns desses outros sintomas, leve o animal imadiatamente para o veterinário. 
A alimentação de qualidade do Porquinho da Índia é muito importante para evitar problemas de saúde
shutterstock
A alimentação de qualidade do Porquinho da Índia é muito importante para evitar problemas de saúde

Leia também:  Frutas e verduras indicadas para a dieta de um Porquinho da Índia

Tratamento do Porquinho da Índia com diarreia

O tratamento do Porquinho da Índia com diarreia deve ser acompanhado por um médico veterinário especializado nesse tipo de animal, principalmente quando envolve medicações. Oferecer alimentos de boa qualidade é uma forma de prevenção, por isso não economize na ração ou no feno do seu bichinho. Se ele apresentar diarreia sem nenhum outro sintoma, verifique a alimentação que está sendo oferecida e se preciso, mude. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!