Uma das cenas mais angustiantes para qualquer dono é ver o bichinho passando mal. A necessidade de descobrir o que está acontecendo, poder tratar e fazer com que o animal fique bom logo é eminente. A reação é sempre a mesma, não importa se é um cachorro vomitando espuma, com febre ou apenas espirrando de vez em quando. 

Leia mais:  Cachorro vomitando e evacuando sangue? Cuidado, pode ser parvovirose

Nesse artigo vamos falar mais especificamente do cachorro vomitando espuma , algo que pode ser comum desde a época de filhote. As causas podem ser diversas e será difícil saber o que o animal tem apenas com o vômito isolado, por isso o dono precisa observar atentamente todos os comportamentos e mudança que o cão possa apresentar. 

Um cachorro vomitando espuma branca ou amarela pode representar diferentes problemas de saúde
shutterstock
Um cachorro vomitando espuma branca ou amarela pode representar diferentes problemas de saúde


Causas do vômito de espuma

As causas do problema variam das mais simples até as mais preocupantes.

Causas simples

O cachorro pode ter se alimentado muito rapidamente, fazendo com que o organismo expila uma espécie de espuma. A ingestão e poeira e pelos ou de qualquer substância que o estômago não seja capaz de digerir também será expelida dessa forma. 

Veja também:  Cachorro vomitando amarelo? Saiba por quê

Um animal de estimação que está obeso ou não é acostumado a fazer exercícios pode apresentar vômito após uma atividade física em excesso. A falta de hidratação e a respiração acelerada, feita da maneira incorreta, podem originar uma espuma branca que sai pela boca do bichinho. 

O excesso de exercícios físicos pode ser prejudicial
shutterstock
O excesso de exercícios físicos pode ser prejudicial

Causas mais preocupantes

  • Gastrite: Não é só os humanos que sofrem com a gastrite. Os bichinhos de estimação também podem sofrer sérias consequências com essa doença. Ela costuma ser descoberta devido a vômitos matinais, quando o cachorro acabou de acordar e ainda está com o estômago vazio. A espuma expelida é de cor branca ou amarelada, se houver sangue o caso é mais grave. 
  • Problemas cardíacos: A última coisa que o dono pensa quando seu cachorro está tossindo muito é no coração, mas esse é um dos primeiros sintomas aparentes de doenças relacionadas ao órgão. É comum que ao final do acesso de tosse venha uma espuma branca.
  • Inflamações: Uma das causas mais perigosa é a inflamação abdominal causada por uma grande quantidade de substâncias no organismo do animal que fazem com que o estômago cresça e mude de forma, atrapalhando os outros órgãos. Essa é a segunda maior causa de morte de cães. Veja se a barriga do cão está inchada, se ele sente dor e não deixa que encoste na região. 
  • Tosse dos canis: Mais conhecida como gripe canina a tosse dos canis causa coriza e muita tosse. O resultado disso pode ser o vômito da espuma branca. 

Diagnóstico

Assim que o dono perceber que o seu animal de estimação não está bem deve levá-lo imediatamente ao veterinário. O profissional fará algumas perguntas relacionadas aos últimos comportamentos apresentados pelo cachorro que devem ser respondidos com clareza e certeza. A partir daí o médico irá avaliar as condições e se preciso fará alguns exames para diagnosticar de forma correta e iniciar o tratamento necessário. 

O cachorro vomitando espuma precisará ser examinado por um veterinário
shutterstock
O cachorro vomitando espuma precisará ser examinado por um veterinário


Tratamentos

O grande leque de possíveis causas para o cachorro vomitando espuma faz com que também haja diferentes formas de tratamento. Para o cão que come muito rápido, por exemplo, é indicado que a comida seja disponibilizada aos poucos e não de uma vez só. Uma boa opção pode ser as bolas interativas que vão soltando algumas rações enquanto são movimentadas. Aqueles que praticaram exercícios físicos intensos deveram beber bastante água e maneirar numa próxima. 

Já os casos mais graves serão tratados pelo veterinário. Para a gastrite costuma ser receitada uma dieta mais leve, com baixo teor de gordura. A tosse dos canis pode ser tratada com remédios básicos até antibióticos e corticoides. 

Prevenção

Leia mais:  Cachorro vomitando? Saiba as possíveis causas e o que precisa ser feito

Não existe uma forma exata para prevenir cachorro vomitando espuma. O mais recomendado é manter a casa sempre limpa e evitar deixar pequenos objetos ao alcance do animal. Uma alimentação saudável e a prática de exercícios diárias também contribuirá para a saúde do bichinho. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!