Assim como acontece com os humanos, o vômito de animais significa que algo está errado com o organismo deles e funciona como um sinal de alerta. Para o dono ver o cachorro vomitando pode ser desesperador e confuso, mas é preciso manter a calma, saber analisar a situação e procurar ajuda médica assim que possível. 

+ Seu cão está com excesso de remela? Ele pode ter uma dessas 4 doenças

Um cachorro vomitando pode estar com sérios problemas de saúde
reprodução shutterstock
Um cachorro vomitando pode estar com sérios problemas de saúde

Podem existir diferentes explicações para um cachorro vomitando e saber explicar exatamente o que antecedeu o problema ajuda no diagnóstico rápido. Outro ponto importante é saber diferenciar vômito de regurgitação. O primeiro ocorre algum tempo depois da alimentação e, aparentemente, não possui um motivo. O segundo acontece logo depois ou durante a refeição do animal e é apenas uma defesa do organismo para um pedaço de comida que não foi bem mastigado ou engolido, por exemplo. 

Tipos de vômito

A cor do vômito e o conteúdo dele são características importantes e que podem sinalizar alguma coisa. Quando possui uma cor amarelada , por exemplo, o animal provavelmente está eliminando bile. Isso pode acontecer quando ele fica muito tempo sem comer ou quando se alimenta de algo que não está acostumado. Excesso de produção da substância devido a distúrbio também pode ser uma causa. 

O animal que coloca para fora água ou  espuma branca segue uma linha parecida. Provavelmente ele comeu muito rápido ou ingeriu uma substância que o estômago não foi capaz de ingerir. Mas, se o problema for repetitivo, pode significar doenças mais graves como gastrite e problemas cardíacos. 

Por outro lado, o vômito acompanhado de sangue ou fezes é mais preocupante. Conhecido clinicamente como hematêmese, o ato pode ser causado por situações mais simples, como o rompimento de alguns vasos sanguíneos durante o próprio movimento de vomitar, ou por situações mais graves, como úlceras, envenenamento, tumores e transtornos. 

A melhor opção é sempre levar os animais que estão passando mal no veterinário
reprodução shutterstock
A melhor opção é sempre levar os animais que estão passando mal no veterinário


O que fazer?

A primeira atitude que o dono deve tomar ao perceber que o cachorro vomitou é observar. Tentar descobrir se o animal comeu algo que não devia, se deixou de se alimentar ou se está sentindo alguma dor pelo corpo são pontos importantes. 

Se o conteúdo do vômito for água ou espuma, não há motivo para desespero. Procure um veterinário se a cena acontecer mais de uma vez. O mesmo para o líquido amarelo. Na presença de sangue, procure ajuda imediatamente. 

Uma vez na clínica veterinária, conte tudo o que aconteceu detalhadamente e certifique-se de que o profissional utilizou dos melhores caminhos para realizar o diagnóstico. Exames são sempre a melhor forma de descobrir qual é o exato problema do cachorro vomitando. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!