O cachorro vomitando amarelo pode ter ficado muito tempo sem se alimentar e por isso estar vomitando bile

Encontrar o seu animal de estimação passando mal já é um pouco desesperador, imagine agora flagrá-lo vomitando um líquido amarelo. Se isso acontecer, mantenha a calma. Um cachorro vomitando amarelo pode ser mais comum do que você imagina e, geralmente, não é sinônimo de um grave problema de saúde, apenas um mal estar e, no máximo, um problema no estômago. 

Existem muitas causas para um cachorro vomitando amarelo
Reprodução Pinterest
Existem muitas causas para um cachorro vomitando amarelo

Esse líquido amarelo que o cachorro está vomitando é a bile, uma secreção produzida pelo fígado que tem o intuito de auxiliar na digestão de gorduras e na absorção de substâncias nutritivas. Mas, diferente do que acontece no organismo humano, o cão produz esses ácidos antes da ingestão do alimento. O grande problema disso é que quando o animal fica muito tempo sem se alimentar os ácidos se acumulam, irritando as paredes do estômago e causando refluxo. A consequencia disso é um cachorro vomitando amarelo , ou seja, vomitando bile. 

Por isso é que é mais comum o cachorro vomitar na parte da manhã, já que é comum ele passar a noite inteira sem comer nada. Nesse caso o vômito é uma defesa do organismo do cão contra maiores danos que poderiam ser causados pela permanência desse acumulo de ácidos no estômago como uma inflamação ou irritação mais grave do estômago. 

Existem outras possíveis causas para um cachorro vomitar bile , uma delas é a ingestão de alimentos não familiares como quando o animal ingere algo que os seus donos estão comendo. Outra é a ingestão de alimentos muito rapidamente, o que pode bagunçar o processo digestivo. Super produção de bile devido a algum distúrbio, gastrite e ansiedade também podem ser causadores do vômito amarelo. 

via GIPHY

Caso tranha presenciado o seu cachorro vomitando amarelo apenas uma vez, sem nenhuma outra incidência, pode ficar tranquilo, mas trate de ter certeza de que está dando a ração no tempo e quantidade recomendados pelo veterinário. Não se esqueça também de impedir que ele coma comidas inapropriadas como alimentos humanos, objetos, terra e areia.

Mas, caso você saiba que o fato do cachorro vomitando amarelo se repetiu duas vezes por dia ou mais, vá imediatamente com o animal para o veterinário. Os võmitos sequenciais podem ser um alerta de problemas gástricos e quanto antes o tratamento for iniciado, melhor. 


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.