É comum humanos desenvolverem métodos para evitar a gravidez , o que de fato só deve ser feito com a nossa espécie. Embora seja uma maneira segura e eficaz em muitos casos, o anticoncepcional para cadelas pode desencadear uma série de problemas de saúde e nada indicado. Além de haver outra alternativa para inibir a gestação, é necessário entender em que situações isso é recomendado.

+As fases e cuidados da gestação canina

O anticoncepcional para cadelas acarreta vários problemas de saúde e não é indicado para prevenir a gravidez
Reprodução Twitter
O anticoncepcional para cadelas acarreta vários problemas de saúde e não é indicado para prevenir a gravidez

Normalmente a melhor opção é castrar a cachorrinha . Apesar de ser um processo mais caro é o menos prejudicial à saúde e evita uma série de outras doenças. Mas para entender melhor como funciona o anticoncepcional para cadelas , aqui vão algumas dicas e informações relevantes. 

Como funciona o anticoncepcional?

A base desse medicamento é a progesterona e o problema maior dele é a forma como é aplicado. O período certo seria antes do início do cio e não logo depois que ela entra - o que não elimina os riscos de ter certas enfermidades. Mas é claro que ao oferecer no tempo errado, as chances aumentam ainda mais.


undefined
Reprodução

O anticoncepcional para cadelas aumenta os riscos de doenças

Isso se tornou comum na década de 1990. Alguns tutores queriam economizar nos cuidados com o pet e ofereciam o hormônio de forma oral ou injetável. O objetivo? Inibir o desejo sexual da cadela e amenizar o comportamento típico do cio . No entanto, é importante lembrar que esse ciclo faz parte da vida saudável de um animal e não deve ser vetado apenas porque o dono quer evitar filhotinhos - até por haver outras maneiras de fazer isso.

Problemas decorrentes do medicamento

Além de cortar um importante processo da vida da cadela, o anticoncepcional tende a agravar determinadas doenças. Dentre elas estão:

  • Câncer de mama 
  • Piometra - uma infecção bacteriana que afeta o tecido interno do útero (endométrio) e a solução é castrar 
  • Metrite - outra infecção bacteriana do útero, associada à retenção da placenta ou feto depois do nascimento dos filhotes

Para evitar todos esses quadros e problemas futuros o mais indicado é sempre é a castração e seguir as dicas de um veterinário. Ninguém melhor do que um especialista para avaliar a situação da cadelinha e se realmente é válido inibir a gestação. 

+Gravidez psicológica? Entenda como as cadelas desenvolvem isso

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!