Conheça quais são as principais fases, quanto tempo dura uma gestação canina e quais são os cuidados que devem ser tomados

A gravidez é um momento delicado para qualquer espécie, inclusive para os cães. Durante a gestação canina, que dura em torno de 59 e 64 dias (mais ou menos dois meses) e só se inicia no período do cio , a cadela precisa de cuidados especiais e haverá uma mudança em sua rotina. É preciso ficar atento a qualquer possível anormalidade e seguir todas as instruções do veterinário para que os filhotes nasçam saudáveis e tudo dê certo. 

A gestação canina dura em torno de dois meses
Reprodução Pinterest
A gestação canina dura em torno de dois meses

Quando uma gestação canina é planejada, o primeiro e principal passo após verificar se a cadela está saudável para engravidar é a escolha do macho. Saber a procedência do animal, se ele tem as vacinações em dia e ter certeza de que os portes são compatíveis (para que os filhotes não cresçam muito dentro da barriga da fêmea e haja complicações) é essencial. Em gestações surpresas, o acompanhamento do veterinário se torna ainda mais importante. 

A partir do sexto mês de idade, mais ou menos, uma cadela entra no cio, o que deverá se repetir a cada seis meses para o resto da vida dela. Isso significa que cachorras não possuem menopausa como os humanos e podem procriar até o final de suas vidas. Vale lembrar que isso só acontece para aquelas fêmeas que não fizeram a cirurgia de castração. 

Fases da gestação canina

A forma de descobrir se sua cadela está prenhe é através de um exame de ultrassom a partir dos 25 dias de gestação, ou de palpação feita pelo veterinário a partir de 35 dias. A partir daí você já saberá quantos filhotes sua cachorra dará à luz. 

O desenvolvimento dos cachorrinhos ocorrerá durante dois meses, nesse período a cadela terá um aumento considerável de seu peso e algumas mudanças. Ter um calendário de gravidez canina é uma boa opção para acompanhar e ter certeza de que tudo está dento dos conformes. 

Cuidados durante a gestação canina

É preciso tomar cuidado com o ganho de peso durante a gestação canina
Reprodução
É preciso tomar cuidado com o ganho de peso durante a gestação canina

 De acordo com o calendário de gravidez canina, é no primeiro mês, após a confirmação de que a cadela está prenha, que a quantidade de ração deve ser aumentada. Isso porque os filhotinhos estão se formando e precisam receber nutrientes suficientes, mas todo cuidado é pouco na hora do ganho de peso, já que se ele for excessivo podem ocorrer complicações. Além disso a ração deve ser trocada para uma especial, geralmente a mais indicada é a para filhotes. 

As atividades físicas e diárias da cadela também sofrerão alteração. Seguindo o calendário de gravidez canina, logo no primeiro mês a fêmea pode ficar mais nos cantos da casa por estar tentando escolher um local ideal para dar à luz. Durante toda a gestação canina os passeios na rua continuam sendo recomendados, mas as distância e a velocidade se tornam menores. 

O parto

A partir do 59º dia de gestação a cadela pode dar á luz. Se você acompanhar corretamente o calendário de gravidez canina saberá que esse momento está chegando e poderá se preparar. O primeiro passo é preparar um local quentinho, limpo, tranquilo e com pouca luminosidade que passe segurança para ela parir. A própria fêmea irá procurá-lo quando chegar a hora certa, fique atento e ajude-a a encontrá-lo.

É preciso achar um local quentinho e calma para a cadela e seus filhotes
Reprodução Pinterest
É preciso achar um local quentinho e calma para a cadela e seus filhotes

 Um dos principais sinais de que o parto está próximo é a mudança de temperatura retal muda . Após a bolsa estourar os filhotes devem nascer dentro de 6 horas, caso contrário há algo de errado e você precisará levar a futura mamãe ao veterinário com urgência. Se tudo der certo e os filhotes nascerem, certifique-se de que eles foram retirados da placenta e estão respirando. Se não estiverem, faça você mesmo, basta romper a placenta e retirar o líquido do focinho deles. 

Limpe todo o local, e o arrume novamente. Agora ele será a casa da mamãe e seus filhotes. É importante que seja quentinho e calmo e que tenha a ração e água próximas, para a cadela poder se alimentar sem abandonar os cachorrinhos. Depois você pode respirar aliviado, a gestação canina de sua cadela foi um sucesso. 


    Leia tudo sobre: Gravidez
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.