O comportamento de uma cadela no cio muda muito, saiba como cuidar do animal durante esse período que ocorre de 6 em 6 meses

O cio dos animais é algo parecido com a menstruação feminina, ele tem o papel de preparar a cachorra para uma gestação, a diferença é que o animal só engravida durante esse período . O primeiro cio de uma cadela ocorre geralmente a partir do sexto mês de vida e se repete, em média, de 6 em 6 meses. Os períodos de uma cadela no cio podem variar de uma fêmea para a outra, nas de grande porte, por exemplo, o início geralmente demora um pouco mais.

O comportamento de uma cadela no cio pode mudar muito
Reprodução Pinterest
O comportamento de uma cadela no cio pode mudar muito

As mudanças que acorrem no corpo de uma cadela no cio são muitas e alteram também o comportamento do animal, que pode ficar mais dengoso, mais defensivo ou mais agitado. Além disso, a cachorro estará sangrando, o que demanda alguns cuidados essenciais para evitar complicações.

Como reconhecer uma cadela no cio?

O primeiro passo é sempre observar o seu animal. Se perceber mudanças comportamentais como maior agitação e carência, se ela começar a andar com o rabo para cima ou para o lado e a urinar com maior frequencia e se cachorros machos se aproximarem latindo  e com maior frequência, as chances de você ter uma cadela no cio são grandes.

Para ter certeza, examine a “bundinha” do animal, a vulva estará mais inchada e escura. Nos primeiros dias pode haver sangramento o que fará com que a cadela se lamba mais do que o normal com o intuito de se manter limpa. Esse sangramento é mínimo e não se compara à menstruação humana.

Como cuidar de uma cadela no cio?

A mudança hormonal muda o comportamento e causa stress, se a cachorrinha desobedecer alguma regra já imposta, corrija, mas não exagere na repreensão ou na punição. Paciência e carinho são de extrema importância. Para a higienização, existem fraudas e produtos para a limpeza da região da vulva.

As cadelas podem ficar com o humor mais para baixo durante o cio
Reprodução
As cadelas podem ficar com o humor mais para baixo durante o cio

É importante saber que durante o tempo de duração do cio de uma cadela ela vai exalar um cheiro que só outros cachorros sentirão, ele tem como objetivo atrair os machos, mas pode chamar a atenção de outras fêmeas que se aproximarão para brigar. Por isso é recomendável manter o animal dentro de casa, mas caso ela tenha que sair, a atenção precisa estar redobrada. Isso tudo para evitar que ela se machuque, reproduza, contraia DSTs ou parasitas externos.

Quanto tempo dura um cio de uma cadela?

O processo do cio se inicia entre os primeiros seis meses e dois anos de vida. Isso costuma variar de acordo com o porte das cadelas. No caso das cachorrinhas pequenas, a primeira manifestação hormonal começa entre os seis e 10 meses. Já para os animais maiores, o início de tudo costuma acontecer quando elas têm por volta de um ano de idade.

Uma cadela entra no cio geralmente de 6 em 6 meses. O tempo de duração do cio de uma cadela gira em torno de três semanas, o equivalente a 21 dias. Lembrando que isso é apenas uma previsão e que na prática esse número pode variar de duas à quatro semanas.

O cio pode durar até quatro semanas
shutterstock/Reprodução
O cio pode durar até quatro semanas

O tempo de duração do cio de uma cadela se divide em algumas fases. O proestro é a fase inicial onde a cachorra começa a sangrar pela vulva já atraindo os machos, mas sem aceita-los. A fase do proestro pode variar de 3 dias até o final do cio no caso de o animal não ovular. A segunda fase é o estro, quando ocorre a ovulação e a cadela começa a aceitar os machos. O estro dura em torno de 6 dias e é o período ideal para o acasalamento quando o objetivo é que o animal procrie.

As outras duas fases são o diestro e o anestro. O diestro ocorre logo após o estro e é conhecido pelo alto nível de progesterona, que tem o papel de garantir o desenvolvimento da gestação. Ele tem duração de 60 dias. Por fim, o anestro ocorre caso não ocorra a fertilização do óvulo, ele é o período de inatividade hormonal e ocorre durante 120 dias, até o início do próximo proestro.

O que muda no comportamento de uma gata no cio e o que precisa ser feito

Anticoncepcional x castração

O uso de anticoncepcional na cadela no cio não é recomendado em hipótese alguma. Esse medicamento potencializa problemas de saúde como o câncer de mama. Por outro lado, a castração antes do primeiro cio pode reduzir as chances do câncer de mama. Por isso, se a sua intenção não for que a cadela procrie, a castração é a melhor saída.

Porém é muito importante que a castração não seja feita durante, ou próximo, do cio. Como o últero e a vulva estarão inflamados e cheios de sangue, realizar qualquer tipo de operação na região pode trazer muitos riscos ao animal. Qualquer médico veterinário irá pedir pelo fim do ciclo para realizar a cirurgia - a não ser que seja um caso emergencial.

Se você optar por castrar a sua cadela, não faça isso durante o período do cio
Reprodução
Se você optar por castrar a sua cadela, não faça isso durante o período do cio


Cólica e menopausa

Muitas pessoas acabam por comparar o cia de uma cadela com a menstruação humana. Porém, apesar de algumas semelhanças, o risco de você cair em uma falsa simetria são bem grandes.

Embora alguns aspectos sejam parecidos, outros nem tanto. Enquanto mulheres deixam de ser férteis em uma determinada idade, com o início da menopausa, as cadelas podem ter filhotes até o final de suas vidas. Mesmo que diminua, o período fértil delas não acaba.

Por isso é recomendado que se castre cadelas idosas, para evitar complicações com uma gravidez em idade avançada, como a piometra - que é uma infecção bacteriana no interior do útero.

Sabia que cachorros podem ter espinha?

No entando, há semelhanças. Assim como uma mulher durante a menstruação, uma cadela no cio pode sofrer com as dores da cólica, mesmo que em menor proporção. Para saber se a sua cachorrinha está sofrendo com dores na região abdominal, há alguns sintomas que podem ser observados, como tremores no corpo, sensibilidade exagerada na barriga e irritabilidade fora do comum - mas não se preocupe, que as dores irão cessas naturalmente sem a necessidade de medicamentos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.