Muitos acreditam que depois da castração o animal fica mais comportado ou engorda com maior facilidade; saiba o que é realmente verdade

A primeira coisa que um dono de filhote pensa após proteger o animal das doenças mais graves por meio da vacinação  e da vermifugação é a castração. O procedimento feito para impedir que o animal procrie possui muitas especulações em torno. 

A castração é um procedimento que pode prologar a vida dos animais
Reprodução Pinterest
A castração é um procedimento que pode prologar a vida dos animais

Algumas pessoas acreditam que a castração  é capaz de fazer milagres, outras têm receio de que ela cause sofrimento para o pet. Para esclarecer de uma vez por todas quais dessas especulações são mito e quais são verdade confira a lista.

A castração pode deixar o animal mais tranquilo

Verdade e mito! Porém vai depender de cada caso. Se a agitação estiver relacionada com disputa sexual, como um macho sempre brigar com outro quando há uma fêmea por perto, a castração pode resolver. Mas se o problema for um animal muito hiperativo, que late e desobedece ordens,  o impedimento de procriar não irá modificar o comportamento. 

A castração pode evitar todo o trabalho que uma ninhada pode dar
Reprodução Pinterest
A castração pode evitar todo o trabalho que uma ninhada pode dar

Animal castrado engorda com maior facilidade

Mito! Se as cadelas e gatas tiverem uma alimentação adequada, realizarem as atividades físicas necessárias e forem saudáveis, sem nenhum tipo de problema hormonal, por exemplo, o simples fato de castrá-los não irá provocar acúmulo de peso. Aliás, essa rotina regrada serve também para os machos se manterem no peso certo. 

O animal irá sofrer para ser castrado

Mito! Quando o procedimento é realizado por um profissional capacitado, em uma clínica de confiança, ele será feito da maneira correta e não trará sofrimento para o animal. Isso porque, assim como acontece com os humanos, o bichinho será anestesiado e depois medicado para não sentir nenhuma dor. 

A operação é rápida, o pet recebe alta e volta para casa em poucos dias apto para voltar a rotina. Claro que no início ele irá fazer menos exercício, não sentir vontade de comer ou brincar, mas tudo isso é completamente natural, afinal, o organismo dele está se recuperando. 

A castração pode ajudar o animal a parar mais em casa

Verdade! Os animais costumam ir para a rua com o intuito de satisfazer um instinto sexual. Isso ocorre principalmente com os gatos. Após a castração essa necessidade deixa de existir e, consequentemente, essas saídas irão diminuir bastante.  

Prevenção de doenças

Verdade! As chances de uma cadela ter câncer de mama, por exemplo, aumenta cerca de 99,95% se ela não for castrada antes do primeiro cio, de acordo com estudos.  O câncer de próstata nos machos também é prevenido. 

A castração pode evitar doenças futuras
Reprodução
A castração pode evitar doenças futuras


O investimento é muito alto

Mito! De fato alguns veterinários cobram um valor alto pela castração, mas a cirurgia pode ser feita também de maneira gratuita. Os centros de zoonoses, responsáveis pelo controle de natalidade dos animais, oferecem cirurgias. Basta ter certeza do profissionalismo da ong escolhida. 

Caso a escolha for por uma clínica particular, pense a longo prazo. As crias de seus bichinhos de estimação podem ser motivo para altos investimentos. Além disso, a prevenção de doenças graves evita o gato com cirurgias futuras. A castração é um valor gasto apenas uma vez.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.