Cachorros estão sempre engolindo, mastigando ou apenas se divertindo com objetos na boca. Bolas, gravetos, ossos ou meias, eles estão sempre brincando e o risco de engasgarem com alguma dessas coisas é grande. E alguns sinais podem indicar um cachorro engasgado.

+Como lidar com a mordida dos filhotes?

Dicas para socorrer um cachorro engasgado
Reprodução/ Redes Sociais
Dicas para socorrer um cachorro engasgado

Correr ou andar em círculos, levar a pata à boca e agir de forma desorientada podem sinalizar um objeto ou alimento preo na garganta do pet. Para evitar o cachorro engasgado e manter o cão sempre seguro, é recomendado evitar determinados brinquedos ou ossinhos.

É bom ter em mente algumas técnicas , caso o pet engasgue, já que a ação ter que ser rápida. Na hora que o cachorro estiver nessa situação não vai dar tempo de procurar esses métodos na internet.

Sinais de que o cão está engasgando:

  • Levar a pata à boca
  • Tossir constantemente?
  • Babar 
  • Fazer muito esforço para respirar
  • Gengiva fica azulada ou esbranquiçada
  • Vômito
  • Choramingar, como se estivesse com dor ou apresentar um incômodo

+8 atitudes do tutor que todo cão odeia

Dicas para socorrer um cachorro engasgado
shutterstock
Dicas para socorrer um cachorro engasgado


Procure ajuda 

Se o cão estiver engasgando ou o tutor tiver em dúvidas sobre isso, deve-se ligar o mais rápido possível para o médico veterinário. Ele vai te orientar em relação aos primeiros socorros e provavelmente vai falar para levar o cão para emergência imediatamente. 

Se não der para ligar para o veterinário, o ideal é levar em alguma emergência 24 horas. Inclusive é bom sempre saber onde tem uma mais próxima da sua casa para essas situações.

Talvez o cachorro consiga tossir o objeto

No início, se o cão conseguir expelir o motivo do engasgo sozinho é melhor. Espere por alguns momentos até ver que ele consegue respirar bem. Do contrário, comece a ajudá-lo no mesmo instante e considere correr à emergência. 

+É possível cuidar de um cão mesmo sem muito dinheiro

Dicas para socorrer um cachorro engasgado
Reprodução/ Redes Sociais
Dicas para socorrer um cachorro engasgado


Como ajudar o cachorro?

Para otimizar o tempo, tente olhar dentro da boca do cão para saber o que está fazendo-o engasgar. Abra a boca dele gentilmente, mova a língua dele para o lado se necessário para que possa olhar a garganta. Uma lanterna pode ajudar a iluminar, se estiver muito escuro. Depois de localizado o objeto, retire cuidadosamente com as mãos ou com uma pinça.

Uma fato fundamental é: se você não conseguir ver claramente o objeto para retirá-lo da garganta do cachorro, não continue procurando. O tutor pode piorar ainda mais a situação, empurrando sem querer o objeto ainda mais fundo na garganta do animal. Se o cão estiver em pânico também é indicado não tentar nada, já que ele pode morder.

Como desobstruir a garganta?

No caso de de do cão pequeno ou médio, pegue-o por suas pernas traseiras. Segure-o de cabeça para baixo e tente sacudir o objeto de sua boca, aproveitando a força da gravidade.

+Aprenda a fazer brinquedos para cachorro reciclando objetos de casa

Dicas para socorrer um cachorro engasgado
Reprodução Pinterest
Dicas para socorrer um cachorro engasgado


Para os cachorros grandes: segurar o cão de cabeça para baixo, mas em vez de manter o cão de cabeça pra baixo (quase impossível!), mantenha suas patas dianteiras ainda no chão e levante as patas traseiras (da mesma forma como segurando um carrinho de mão), inclinando-o para frente.

O que fazer se não conseguir?

Para cães de até 20kg: usando a palma da mão, aplique 4 a 5 golpes fortes no cão, entre os omoplatas.
Para cães maiores que 20kg: vire o cão para o lado, coloque a palma da sua mão no meio do peito do cão. Segure por 2 segundos e solte por 1 segundo. Repita 60 a 90 vezes por minuto.

Técnica Heimlich

Caso o cão ainda não consiga respirar, existe também essa técnica, muito utilizada em seres humanos, para tentar remover o objeto que obstrui a respiração do seu cão. Só comece a fazer isso se você vir seu cachorro colocar algo pequeno na boca, se está colocando a própria pata na boca como se tentasse arrancar o objeto ou se ele não está conseguindo respirar. Lembre sempre de tomar cuidado com qualquer atitude que tomar com o cachorro engasgado.

+"Não sei em qual veterinário levar meu pet": saiba como escolher um adequado


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!