Tamanho do texto

Esse objeto é muito importante para o desenvolvimento e saúde do bichano, regulando o tamanho das unhas e diminuindo o estresse

Quando adotamos um gatinho , temos que pensar em muitas coisas: comida, caixa de areia, brinquedinhos, e arranhadores. Uma das maiores precupações de quem pensa em ter um amigo felino é a destruição dos móveis, já que os bichanos são famosos por afiarem as unhas em certos tipos de superfície. Por isso os arranhadores para gatos são tão importantes.

Por serem itens caros, os arranhadores são muitas vezes deixados de lado na hora de fazer compras para o animal. E é aí que as coisas ficam feias: o bichano vai procurar algo para arranhar quando quiser afiar as unhas ou desestressar, e vai encontrar os sofás e cortinas da casa, prontinhos para ação. Para evitar que isso aconteça, confira alguns jeitos de construir um  arranhador para gatos que você pode fazer em casa. 

Arranhador para gatos feito de corda e cano de PVC

Arranhador para gatos feito de corda e PVC
shutterstock
Arranhador para gatos feito de corda e PVC


Materiais:

  • 1 Cano de PVC de 30cm a 40cm de altura e diâmetro de 8 a 10 cm;
  • 1 Placa de madeira quadrada 20x20 cm;
  • Corda de sisal de 6,5 metros;
  • Pistola de cola quente;
  • Furadeira.

Como fazer:

Comece colando a corda de sisal com cola quente na base do cano de PVC, de forma horizontal, enrolando por todo comprimento até chegar na outra extremidade. Depois, posicione o cano já encapado no centro da placa de madeira, e utilize a furadeira na diagonal, de forma que o parafuso prenda a base do cano na placa de madeira. Se quiser, pode colocar um pouco de erva de gato na parte com corda para que o  bichano se interesse pelo novo brinquedo. 

Arranhador para gatos feito de papelão

Arranhador para gatos feito de papelão
shutterstock
Arranhador para gatos feito de papelão






Materiais:

  • Placas de papelão;
  • Tesoura;
  • Cola quente;
  • Base de madeira (opcional).

Como fazer:

Recorte várias tiras de papelão da mesma grossura. Enrole-as em um caracol, e quando uma tira acabar, grude outra com cola quente, e continue enrolando até o "caracol" ficar em um tamanho que o gato possa ficar em cima. A cada camada, cole com cola quente para evitar que as tiras fiquem saindo do lugar. Se preferir, grude o caracol na placa de madeira com a mesma cola para dar mais sustentação. Coloque erva de gato para chamar a atenção do bichano. 

Com estes dois tipos de  arranhador para gato caseiros, seu gatinho ficará mais tranquilo e não recorrerá aos seus queridos móveis para afiar as garras. Se você não tiver tempo para construir um desses e quiser uma alternativa mais rápida e barata do que um arranhador convencional, opte por um capacho (tapete) de sisal, e espalhe um pouco de erva de gato por cima.


    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.